Facturação com cartão nas lojas nos Centros Comerciais aumenta 7% em 2023
De acordo com um estudo da Reduniq Insight desenvolvido para a Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC), a facturação com cartão nas lojas nos Centros Comerciais em 2023 apresentou uma variação positiva de 7% em relação ao ano de 2022, que já tinha sido um ano recorde de vendas no sector. O número de transacções aumentou 8,5% em relação a 2022, o que reflecte o aumento do tráfego nos Centros Comerciais.
Os dados demonstram que em 2023 os fins-de-semana representaram 34% das compras (transacções) realizadas com meios de pagamento electrónico nas lojas dos Centros Comerciais. Nos dias úteis da semana, o período pós-laboral representou 39% das compras nas lojas dos Centros Comerciais, o que demonstra a importância da disponibilidade e flexibilidade horária destes espaços para os consumidores.
No ano passado a compra média por cliente (ticket médio) nas lojas dos Centros Comerciais situou-se nos 36,7 euros e o gasto médio mensal por cliente nos 88,6 Euros.
Em 2023, 34% do total de facturação registada em Centros Comerciais é relativa à categoria Moda. Além disso, 27% foi gasto em Supermercados, 14% em Electrodomésticos & Tecnologia e 10% em Restauração. Papelarias, livrarias, revistas e tabaco representaram 8% da facturação em lojas dos Centros Comerciais no período em análise.
Durante o ano que passou, Dezembro foi o que registou os valores mais elevados do ano, à semelhança do que sucedeu em anos anteriores, tendo a compra média por cliente (ticket médio) nas lojas dos Centros Comerciais ficado nos 42 euros e o gasto médio mensal por cliente nos 112,2 Euros.