Facebook revela 5 tendências de consumo: do bem-estar ao “glocal”
O Facebook ouviu parceiros, realizou inquéritos e analisou os seus próprios dados para perceber quais as cinco principais mudanças no consumo este ano. Com a pandemia de COVID-19 como pano de fundo, 2020 ficará marcado como o ano em que comportamentos diferentes convergiram: os consumidores passaram a combinar compras físicas e online; as videochamadas deixaram de ser apenas para falar com amigos mas também com médicos, por exemplo; e as aplicações de conversação passaram a ser usadas também para contactar com negócios.
“A pandemia afectou pessoas e empresas em todo o Mundo, normalizando comportamentos que eram muito incomuns”, explica o Facebook. No geral, são cinco as principais tendências de consumo que a rede social identifica:
1 – Compras seguras: O preço e a conveniência são desde sempre os principais factores quando fazemos uma compra. Mas agora também a segurança está a influenciar as compras;
2 – Bem-estar: Criar momentos de bem-estar e calma no meio da tempestade é uma nova prioridade, adianta o Facebook, lembrando as dificuldades que os períodos de confinamento trouxeram e que levaram as pessoas a fazer pão, jardinagem ou meditação. Estas actividades ensinaram às pessoas novos conceitos sobre a produção caseira, mas também mostraram que pode valer a pena esperar por um produto;
3 – Comunidade ‘glocal’: Com os negócios a fechar durante a quarentena, muitas pessoas começaram a olhar novamente para o comércio local e para as empresas que transformam os bairros em comunidades. Esta sensação de comunidade passou também para o online, desviando o foco do que é global para o que é local;
4 – Regeneração da Geração Z: Em 2020, 41% da população mundial tem menos de 25 anos. A Geração Z está a revelar-se a faixa etária que está a ser mais impactada pela pandemia e que decidiu manifestar-se online pelas causas que lhe são próximas, refere o Facebook;
5 – A conveniência de estar conectado: Por fim, o Facebook considera que os últimos meses transformaram a maneira como as pessoas interagem, desde os grupos de pais na rede social à reinvenção do Ramadão enquanto momento de união online. Esta mudança drástica também transformou a comunicação com as empresas, sublinha.