Facebook reforça combate às fake news sobre alterações climáticas

O Facebook está a lançar esta semana um centro de informação dedicado a questões ambientais e às alterações climáticas. O objectivo? Combater a propagação de fake news e promover o acesso dos utilizadores a fontes credíveis.

“As alterações climáticas são reais. A ciência não é ambígua e a necessidade de agir torna-se mais urgente a cada dia. Enquanto empresa global que liga mais de três milhões de pessoas através das nossas aplicações todos os meses, compreendemos a responsabilidade que o Facebok tem e queremos fazer uma diferença real”, explica a rede social em comunicado.

O novo centro de informação chega numa altura em que o Facebook é criticado por não tomar as medidas necessárias para pôr fim à desinformação nas suas plataformas. Além do tema ambiental, também as eleições presidenciais, nomeadamente nos Estados Unidos da América, preocupam os utilizadores.

Segundo o Facebook, o centro de informação sobre alterações climáticas é criado à imagem da ferramenta que foi desenhada para partilhar conteúdos fidedignos sobre a pandemia de COVID-19. Aqui, é possível encontrar recursos de organizações como o Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC), UN Environment Programme (UNEP) ou The National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA).

Estados Unidos da América, Reino Unido, França e Alemanha são, para já, os países onde o novo centro de informação será disponibilizado. Em breve, o Facebook prevê alargar a novidade a mais geografias.

Além do centro, o Facebook anuncia que irá também reduzir em 75% as emissões de gases com efeito de estufa decorrentes da sua operação até ao final do ano. Até 2030, a empresa responsável por redes sociais como Facebook, Instagram e WhatsApp compromete-se ainda a atingir a neutralidade carbónica na cadeia de valor.

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