Facebook: o fim da ditadura do “like”

FacebookYoutube, MTV e Coca-Cola são as marcas com melhor relação com o consumidor no Facebook. A conclusão é da analista de mercado Fathom Analytics, que elaborou um “Índice de Qualidade de Relação” das marcas presentes na rede social, numa avaliação que vai além dos “likes”.

Apesar do número de subscritores se relevar um factor decisivo no ranking da analista do mercado dos social media, a contemplação de outras variáveis acaba por baralhar as contas, explica a AdAge. Para além da quantidade de fãs, a Fathom Analytics pesou três critérios: o “momentum” da empresa (o ritmo recente a que conquistam novos “likes”), o envolvimento dos fãs (a frequência com que colocam comentários ou interagem com a página da marca) e a qualidade emocional (a quantidade de feedback positivo nos comentários).

Assim se explica que, apesar do Youtube (48 milhões de “likes”) arrecadar a liderança devido ao número expressivo de subscritores, a MTV (29 milhões) se sobreponha à Coca-Cola (36 milhões) apesar da sua página ter menos subscritores do que a página da marca de refrigerantes. A Starbucks (26 milhões), apesar de ter menos 10 milhões de subscritores do que a Coca-Cola, ocupa o quarto lugar, sendo secundada pela Disney (29 milhões). A completar o Top 10 estão marcas como Walmart, Red Bull, Playstation, iTunes e Blackberry.

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