Facebook negoceia direitos musicais

O Facebook sonha com o dia em que os seus utilizadores poderão incluir canções nos vídeos que carregam na plataforma sem infringir nenhuma lei. Para isso, está a oferecer “centenas de milhões de dólares” a editoras por direitos musicais, de acordo com fontes citadas pela Bloomberg.

Há já alguns meses que o Facebook tem estado em negociações com as editoras no sentido de encontrar uma solução para o problema – actualmente, os artistas têm o direito de pedir ao Facebook para eliminar um vídeo caso contenha músicas suas.

As mesmas fontes indicam que a primeira ideia em cima da mesa passava por construir um sistema capaz de identificar músicas que tivessem sido publicadas sem autorização. Porém, seriam necessários pelo menos dois anos para desenvolver um sistema deste género, o que seria muito tempo para ambos os lados.

A nova solução é mais simples e rápida e, caso seja aprovada, chega a mesmo a tempo do lançamento da plataforma Watch. A televisão do Facebook vai permitir que os utilizadores carreguem vídeos que ficarão à disposição de uma audiência composta por milhões de pessoas.

Artigos relacionados