EY: «Nunca uma Big4 foi sponsor oficial de um festival de música»
Depois de dois anos sem realizar a sua reunião bianaual presencial, a EY vai juntar 1400 EYers no Palco Comédia do NOS Alive, no primeiro dia do festival. A ideia, explica Telma Franco, Brand Marketing & Communications director da EY, foi ter um formato que marcasse o regresso, de forma impactante e diferente de tudo o que já tinham feito antes.
Além desta acção pensada para os colaboradores que, depois, poderão ficar a assistir ao vários momentos do festival, a EY terá um stand para receber os EYers, estudantes, clientes e parceiros ao longo dos dias do Festival. «Optámos por não ter brindes no recinto de forma a sermos mais sustentáveis e evitar a criação de materiais eventualmente menos necessários ou o desperdício», explica a responsável que acredita que como, até agora, nunca uma Big4 tinha sido sponsor oficial de um festival de música, esta aposta permite posicionar a marca, externamente, de uma forma inovadora junto de clientes, universidades, parceiros e media. Acompanhe a conversa com Telma Franco.
Porque é que a EY decidiu apostar no NOS Alive este ano?
Nos últimos dois anos, devido à pandemia, não realizámos a nossa reunião bianual. Fomos fazendo eventos internos de forma virtual e, conforme as diferentes fases da pandemia permitiam, realizámos algumas reuniões das áreas (Service Lines) presencialmente.
Após todo este tempo sem ter uma reunião presencial que juntasse de novo todos os EYers, pensámos em ter um formato que marcasse o regresso, de forma impactante e diferente de tudo o que já fizemos. Foi assim que surgiu a ideia de participar num Festival de Música e de ter um Momento EY dentro do mesmo. O objectivo é o de proporcionar uma experiência totalmente nova aos EYers, inesperada e inovadora.
Em que consistirá o encontro de quadros deste ano no recinto, no NOS Alive? Quais os vários momentos que estão a ser preparados? E quantas pessoas estarão envolvidas?
No dia 6 de Julho juntaremos os 1400 EYers no Palco Comédia do NOS Alive para o Welcome EY, onde teremos um momento de animação e onde haverá uma mensagem aos colaboradores do nosso Country Managing Partner, João Alves. A partir daí, os colaboradores poderão desfrutar do Festival, assistindo às diferentes actuações programadas e visitando o stand da EY no recinto, onde teremos algumas activações a decorrer.
Os EYers poderão ficar no Festival logo no dia 6 de Julho, bem como nos restantes dias. Foram realizados vários concursos internos cujos prémios eram bilhetes para os dias seguintes do Festival.
A organização do festival esteve envolvida no desenho do evento preparado pela EY?
Não esteve, num primeiro momento, já que foi a EY que abordou a Everything Is New (EIN). No entanto, a acção acabou por ser desenhada com o contributo da equipa da EIN.
Como foram os encontros de quadros nos últimos anos? Algum mais “fora da caixa”?
A EY realiza uma reunião onde junta toda a equipa a cada dois anos. A primeira edição aconteceu em 2007. Nas últimas edições teve acções de teambuilding associadas a Responsabilidade Social, como por exemplo a renovação da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira e a limpeza da zona de floresta em São Brás de Alportel.
No final, as reuniões têm sempre uma componente festiva muito marcante. Têm sido vários os jantares temáticos, onde todos os colaboradores entram no espírito de festa e se empenham nas fantasias, criando máscaras em equipa, entre outras actividades. Muitos momentos de entusiasmo e frenesim que começam bem antes destas reuniões.
De que forma será activada a marca no recinto? Haverá brindes, alguma dinâmica de activação ou uma presença meramente institucional?
Teremos um stand para receber os EYers, estudantes, clientes e parceiros ao longo dos dias do Festival. Temos um kit exclusivo para os colaboradores. Mas optámos por não ter brindes no recinto de forma a sermos mais sustentáveis e evitar a criação de materiais eventualmente menos necessários ou o desperdício.
A EY tem também, pela primeira vez, um stand no evento. Quais os objectivos desta presença no recinto com a marca?
Os nossos objectivos enquadram-se na nossa estratégia de Employer Branding junto das universidades target e juntos dos EYers, assim como dos nossos clientes e parceiros, permitindo-nos assim construir/fortalecer relações num ambiente mais descontraído e “fora da caixa”.
De que forma está a EY a comunicar a sua presença no festival?
Internamente temos um plano de comunicação intenso e divertido, que inclui concursos para ganhar bilhetes para os restantes dias do Festival. Começámos com pequenos teasers sem revelar que iriamos ter esta presença no Festival, o que gerou muito buzz interno.
Externamente, a nossa presença foi anunciada junto dos Media pelo fundador da EIN, Álvaro Covões, na Conferência de Imprensa do Festival, a 1 de Junho.
E estamos agora a iniciar as acções de comunicação junto dos Media e através das redes sociais, com um conjunto de passatempos para os nossos seguidores.
Acreditam que esta presença poderá ajudar a mudar o tom cinzento geralmente associado às consultoras? E poderão ser mais atractivas para potenciais novos colaboradores?
Até agora, nunca uma Big4 foi sponsor oficial de um festival de música. Queremos que este passo “audacioso” seja motivo de orgulho para os EYers. Que seja tema de conversa dentro da sua família e círculo de amigos.
O festival traz-nos, por isso, também uma dimensão muito interessante de posicionamento externo da marca, permitindo-nos posicionar a EY de uma forma inovadora junto da maior parte dos nossos públicos: clientes, universidades, parceiros, media, etc.
Texto de Maria João Lima