EY: A música como ponto de ligação com os colaboradores

Se é verdade que todos temos uma música da nossa vida, no caso da EY, essa música está no NOS Alive. Através desta parceria, a empresa cria pontes com a cultura e com os seus colaboradores, parceiros e clientes. Para Rosália Amorim, Brand, Marketing & Communication director para Portugal, Angola e Moçambique, «esta ligação é fundamental para uma relação de maior proximidade com todos e para levarmos a cabo, em conjunto, projectos de sucesso. A proximidade da sede da EY ao rio Tejo e à ponte 25 de Abril leva-nos a eleger como assinatura para a activação deste ano “criar pontes em conjunto”».

Para a EY, apoiar o sector da cultura significa estar ao lado dos grandes talentos da música, mas também de outras artes. Por exemplo, na última semana de Maio, a EY inaugurou uma galeria de arte no seu novo edifício-sede em Portugal.

De acordo com Rosália Amorim, «apoiar a cultura é também uma forma de estar ao lado dos colaboradores, dos clientes e da sociedade civil em manifestações artísticas e nos momentos de celebração de grandes conquistas. Agora, com um novo escritório em Alcântara, a EY dá também um contributo para o desenvolvimento desta zona ribeirinha, quer em termos de investimento nas instalações, quer através do apoio a eventos culturais como este».

Quanto aos targets que a empresa pretende alcançar através desta estratégia, a responsável afirma que estes são, em primeiro lugar, «todos os colaboradores. Sabendo o quanto se dedicam e o quanto valorizam esta iniciativa, é para eles que abrimos o palco do NOS Alive».

Por outro lado, Rosália Amorim explica que este é um palco importante também para estabelecer contacto com os novos talentos que estão a terminar as suas formações académicas e poderão vir a juntar-se à equipa da EY. Além disso, é um ponto de encontro com os clientes e restantes stakeholders, que são também tocados pela música e têm aqui a oportunidade de um reencontro com a EY no recinto do NOS Alive. Esta ligação do patrocínio aos colaboradores é reflectida ainda pela realização, pela segunda vez, da reunião anual no NOS Alive.

ACTIVAÇÕES E RESPONSABILIDADE SOCIAL

No ano passado, a activação da EY no NOS Alive resultou em mais de mil refeições doadas à Refood. Segundo Rosália Amorim, «são resultados com um incrível impacto na sociedade civil, que ajudam quem mais precisa. Logo no primeiro dia do festival, a EY conseguiu mobilizar os festivaleiros a participarem no desafio, ganhando prémios com impacto, e doou perto de 300 refeições, que foram entregues no dia seguinte».

O grande foco da presença da EY na edição do ano passado foi a responsabilidade social e «continuar a impactar positivamente muitas vidas». A responsável acrescenta que «acções como esta estão directamente ligadas aos valores da EY e às suas boas práticas de responsabilidade social. No ano passado, todas as nossas expectativas foram superadas. Com a ajuda dos festivaleiros, ao participarem no passatempo Feed4Good, conseguimos doar mais de 1000 refeições à Refood. Inspirámos uma onda de solidariedade, criámos uma ligação com o propósito da EY, e conseguimos doar um número bastante significativo de refeições que, acreditamos, fizeram a diferença na vida de muitas pessoas. A responsabilidade social faz parte do propósito da EY. Em 2019 foi criado um programa global, o EY Ripples, com o objectivo de causar um maior impacto social e a ambição é grande: até 2030 ter impacto positivo em mil milhões de vidas».

Este ano, as activações estarão ligadas à atracção de talento e à responsabilidade social. Devido à mudança de instalações para Alcântara, a empresa vai-se focar nas necessidades da comunidade naquela zona de Lisboa.

A EY tem noção de que, para muitos jovens, o NOS Alive é o primeiro contacto com a marca, pelo que importa, desde logo, criar uma boa impressão àqueles que podem ser futuros colaboradores da empresa. Por outro lado, para os clientes e restantes stakeholders, este evento é um “palco” para estreitar relações; para quem trabalha na empresa, é um reencontro da equipa e um palco de celebração dos resultados alcançados no ano fiscal de 2024.

CAMPANHAS DE COMUNICAÇÃO

No que diz respeito às campanhas de comunicação para divulgar este patrocínio, Rosália Amorim afirma que estas são «cada vez mais multimédia, mas compreendem também plataformas complementares, como, por exemplo, o suporte em papel. É no mundo digital que todos se encontram, e passará por essa plataforma a dinâmica de comunicação e acções de marketing, com forte aposta nas redes sociais». À semelhança da edição anterior, a construção de boas memórias é um dos objectivos da participação da EY Portugal no festival. Mais de 2000 quadros da empresa irão encontrar-se presencialmente. Além disso, no Palco Comédia haverá activações e momentos em equipa, quer com o Country Managing partner da EY, Miguel Farinha, quer com os restantes partners da empresa.

Assim, Rosália Amorim considera que «a presença da EY no NOS Alive 2024 ficará marcada por momentos de celebração, boa disposição, diversão e, claro, muita música. Na EY, acreditamos que se trata de um momento que, ao longo de três dias, permite criar importantes conexões interpessoais e fortalecer relações que melhoram o ambiente no escritório e contribuem para uma maior colaboração e produtividade no trabalho híbrido. Reforçam o engagement, a motivação e a retenção de talento, ao mesmo tempo que fortalecem a cultura organizacional. Para uma maior aproximação da EY aos festivaleiros, o stand foi desenhado de forma a ficar aberto ao público e com uma bancada exterior, proporcionando, aos visitantes, uma vista privilegiada para o Palco NOS. Dentro e fora do stand haverá surpresas, com novas activações este ano».

Fora do contexto dos festivais de Verão, a EY acredita que a música está presente no mundo dos negócios durante todo o ano. «O ritmo, o desafio, a disrupção, o sair da zona de conforto e surpreender o cliente e o mercado, tal como um músico faz em palco, é também o cenário em que se movem hoje as grandes organizações», afirma Rosália Amorim.

Ao longo do ano, outras iniciativas no âmbito da assinatura “A EY apoia a cultura” serão desenvolvidas. «“Building a better working world” é a assinatura mundial da empresa e é por aí que queremos continuar o nosso caminho da inovação e sustentabilidade», afirma a responsável.

A EY tem como propósito construir um mundo melhor de negócios, ajudando a criar valor a longo prazo para os seus clientes, colaboradores e a sociedade, bem como a gerar confiança nos mercados.

Dotadas de informação e de tecnologia, várias equipas da EY, em mais de 150 países em todo o mundo, asseguram confiança através da auditoria e ajudam os seus clientes a crescer, transformar e operar.

Através de serviços de auditoria, consultoria, fiscalidade, transacções, estratégia e serviços jurídicos, as equipas da EY pretendem colocar melhores perguntas para encontrar novas respostas para as complexas questões que o nosso mundo enfrenta hoje.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marcas na Música”, publicado na edição de Junho (n.º 335) da Marketeer.