Exportações de vinho verde crescem 6%. São mais de 30 milhões de litros e 117 mercados
A Região dos Vinhos Verdes registou um crescimento de 6% nas exportações até Novembro de 2022 com mais de 30 milhões de litros a chegar a 117 mercados. Destes, destacam-se os Estados Unidos, Canadá, Brasil e Alemanha, que vêm reforçar a estratégia de valorização da Denominação de Origem (DO) Vinho Verde.
«Os números de 2022 até Novembro são bastante animadores, pelo que a Região dos Vinhos Verdes mantém a expectativa de fechar o ano com um novo recorde de exportações», afirma, em comunicado, Dora Simões, presidente da Direcção da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).
Em 2023, os planos passam pela expansão para novos mercados, como a Polónia e a Coreia do Sul. Este último país, embora pequeno, apresenta «um grande potencial» e no qual se assistiu a um crescimento de mais de 30% em volume e de 48% em valor até Novembro.
«Estamos certos de que a DO Vinho Verde está a seguir a estratégia de valorização que permitirá manter um crescimento sustentado nos vários mercados de exportação, que são já mais de uma centena em todo o Mundo.»
Com base no aumento das exportações, a CRVV vai apostar na promoção, definindo um conjunto de acções educativas, apresentações dirigidas a líderes de opinião e trade, provas e eventos de posicionamento destinados a reforçar a comunicação de valor nos vários segmentos de Vinhos Verdes.