Executivo do Instagram dá dicas para pequenos negócios atraírem clientes

Não há dúvidas relativamente aos efeitos do novo coronavírus na transformação digital dos negócios, que em tempo recorde construíram sites, desenvolveram aplicações móveis e criaram contas nas redes sociais. Segundo Gord Ray, head of Brand Development no Instagram, a plataforma detida pelo Facebook percebeu rapidamente que tinha de apoiar os pequenos negócios através de novas ferramentas.

Cartões de oferta digitais, stickers que promovem outras páginas e lojas cross-platform foram algumas das novidades apresentadas pelo Instagram ao longo dos últimos meses. «Criou-se todo este buzz. Nunca obtive tanto feedback sobre uma funcionalidade como com esta, o que é fantástico», comenta o responsável, referindo-se ao sticker que dava conta do apoio aos negócios locais. «Estou muito orgulhoso disso», refere Gord Ray em entrevista ao Business Insider.

Para que a tendência seja de crescimento, Gord Ray deixa ainda cinco dicas práticas dirigidas a pequenos negócios, de modo a aumentarem a base de clientes e atraírem novos interessados:

Experimentar funcionalidades

O head of Brand Development no Instagram aconselha os proprietários ou gestores de pequenos negócios a explorarem a rede social e a experimentarem funcionalidades às quais nunca prestaram muita atenção. Stories, IGTV ou directos são algumas possibilidades que muitas marcas poderão não ter testado ainda;

Interagir mais com os seguidores

«Estão a responder a comentários ou mensagens directas? As pessoas estão a fazer mais perguntas sobre A ou B?», questiona Gord Ray, lembrando que é importante interagir com os seguidores. É também necessário aprender com estas experiências e conhecer bem a comunidade que se está a criar;

Como “ser autêntico”

O executivo do Instagram sugere que os negócios saibam exactamente o que é autêntico no negócio. Pode ser a personalidade do fundador ou o tom humorístico com que os conteúdos são partilhados. Depois, basta apostar nessa autenticidade;

Usar os recursos do Instagram específicos para negócios

A conta @instagramforbusiness tem 4 milhões de seguidores, mas ainda há muitos negócios que não têm a mais pálida ideia da sua existência. Seguir as páginas @facebookcurated e @creators também poderá ser útil para saber o que há de novo e ter acesso a dicas;

Experimentar o Instagram Insights

Saber qual a melhor altura para partilhar um conteúdo, fazer um story ou publicar uma fotografia no feed é crucial para conquistar clientes. O Instagram Insights poderá ser um bom auxiliar neste sentido.

Artigos relacionados