Eventos online pagos no Facebook a caminho de Portugal

O Facebook quer que os criadores de conteúdos ganhem mais dinheiro a partir da sua plataforma. É por isso que está a actualizar alguns produtos e a estender outros a novos mercados, como é o caso da ferramenta de eventos online pagos que, no decorrer das próximas, passará a estar disponível também em Portugal.

Estes eventos podem ser de âmbito desportivo mas também aulas de culinária, gravações de podcasts ao vivo, tours virtuais, tutoriais de maquilhagem, entre outros. A ideia é que os criadores possam partilhar actividades especiais com os seus seguidores e cobrar pela participação.

Desde que esta ferramenta foi lançada noutros países, já permitiu a atletas, humoristas e cantores, por exemplo, angariar fundos numa altura em que a pandemia os impede de exercer a respectiva actividade profissional nos moldes habituais.

Outra novidade no mercado nacional é o recurso de subscrições de fãs. Neste caso, a ideia é que os utilizadores do Facebook subscrevam as páginas dos seus criadores preferidos, tendo acesso em primeira mão a novos conteúdos em troca de determinado valor.

“Para eventos online pagos e subscrições de fãs, o Facebook continuará a não recolher nenhuma participação na receita de nenhum desses produtos até pelo menos Agosto de 2021”, adianta ainda a rede social em comunicado.

Artigos relacionados