Europa penaliza lucros da Coca-Cola em 2012

A marca de refrigerantes Coca-Cola anunciou lucros de 9.019 milhões de dólares (cerca de 6.686 milhões de euros) em 2012, o que representa um aumento de 5% em relação aos 8.584 milhões de dólares acumulados no ano anterior. No mercado europeu, a performance da empresa ficou aquém do esperado e contrasta com os resultados noutras regiões.

No ano passado, a facturação da Coca-Cola subiu 3% para 48 milhões de dólares (35,6 milhões de euros), graças à performance de alguns mercados maduros, como os Estados Unidos (2%), Japão (2%) e Rússia (8%). Já no mercado europeu a facturação caiu 1%, informa a Coca-Cola em comunicado.

As vendas da empresa subiram ainda nos mercados emergentes, como Tailândia (22%), Índia (16%) e China (4%). «Temos um portefólio composto por 207 mercados, e quando os grandes mercados, por uma razão ou por outra, não têm uma performance tão boa, outros compensam e ajudam-nos a alcançar os nossos objectivos de crescimento a longo-prazo», refere Muhtar Kent, CEO da Coca-Cola.

A empresa, que detém insígnias como Sprite e Fanta, para além da marca homónima, anunciou ainda um aumento de 13% dos lucros no quarto-trimestre do ano passado, para 1.866 milhões de dólares. Durante as período, as receitas da empresa fixaram-se em 11.455 milhões de dólares, mais 4% em relação ao mesmo período do ano passado.

Artigos relacionados