Euro RSCG Worldwide passa a Havas Worldwide

HavasWorldwideO Grupo Havas levou a cabo um processo de reestruturação. Contemplado nesta estratégia foi o rebranding da marca Euro RSCG Worldwide que, a partir de Setembro, passará a chamar-se Havas Worldwide. As alterações visam demonstrar a “simplicidade e integração” do grupo, por oposição à “complexidade existente na indústria”, explica o mesmo em comunicado. Desta forma, a holding Havas passará a ter sob a sua alçada três marcas diferenciadas por actividade.

São elas a Havas Worldwide, para as agências criativas, a Havas Digital, para a comunicação digital, e a Havas Media, no que toca a agências de compra e planeamento de meios. A Havas Digital será uma marca comercial, mantendo-se ainda assim integrada tanto na Havas Advertising como na Havas Media, dependendo dos trabalhos e das necessidades dos clientes. Os micro-networks Arnold, Fuel e BETC, por sua vez, manter-se-ão operacionais e sob gestão própria, agrupados sob a divisão Havas Advertising.

A reestruturação não significa qualquer fusão de unidades operacionais nem alterações nas autonomias de gestão vigentes, garante o grupo Havas. No entanto, e à semelhança do que já se verifica em França e, em breve, nos EUA e Espanha, as empresas do grupo poderão ter sede em edifícios partilhados, à medida que as condições contratuais o permitam.

Esta estratégia de reorganização das unidades de negócio foi feita depois de um exercício fiscal positivo. Em 2011 o Grupo Havas registou um crescimento nas áreas digital e healthcare, e um crescimento de dois dígitos nos mercado emergentes. Os valores de receita cifraram-se nos 2.2 mil milhões de dólares (cerca de 1,7 mil milhões de euros), um incremento de 5,6%. Também os lucros cresceram em 9%, tendo atingido os 160 milhões de dólares (121,6 milhões de euros) no ano passado.

Artigos relacionados