Estrela de Shark Tank quer comprar TikTok antes que seja banido dos EUA

Na iminência de o TikTok poder vir a ser proibido nos Estados Unidos já este mês, surge a informação de que Kevin O’Leary, conhecida estrela de Shark Tank, e Frank McCourt, ex-proprietário dos Dodgers, estão a liderar uma iniciativa para evitar isso mesmo.

A união entre ambos os bilionários foi denominada People’s Bid for TikTok e tem como objetivo adquirir as operações norte-americanas da aplicação, priorizando a privacidade dos cerca de 170 milhões de utilizadores americanos.

O investidor e empresário conhecido por Shark Tank afirmou que não é apenas comprar os ativos do TikTok, mas proteger a privacidade dos utilizadores, capacitar criadores de conteúdo e pequenas empresas, e construir uma plataforma mais focada nas pessoas do que em algoritmos. Apesar disso, admite que será essencial colaborar com Donald Trump e o seu governo para concretizar o negócio, sendo que este já tinha tentado proibir a plataforma quando estava na Casa Branca em 2020.

De referir que os legisladores de ambos os principais partidos dos EUA – republicanos e democratas – têm pressionado por uma lei que proíba o TikTok, a menos que a ByteDance aceite vender a aplicação a uma empresa não chinesa. Em causa, o receio de que o governo chinês possa forçar a ByteDance a entregar dados sobre os 170 milhões de utilizadores americanos.

Por agora, o TikTok enfrenta um futuro incerto com a aproximação do prazo de 19 de janeiro de 2024, data limite para que a ByteDance, empresa-mãe chinesa, venda a aplicação a uma entidade norte-americana. Caso não o faça, o TikTok será banido em todo o território dos EUA. McCourt, fundador do Project Liberty, já assegurou compromissos verbais de até 20 mil milhões de dólares para financiar a compra.

Entretanto, outras empresas também demonstraram interesse em adquirir o TikTok, como a Amazon, Oracle e Walmart, que já tentaram negociar em 2020. Empresas como Rumble e figuras como Steven Mnuchin, ex-secretário do Tesouro dos EUA, também se posicionaram para eventuais ofertas.

Artigos relacionados