Estilo de vida sustentável: portugueses olham para a comunicação social como referência
A consultora portuguesa em sustentabilidade Greenlab, em parceria com a multinacional GlobeScan, revela que os portugueses confiam mais nos órgãos de comunicação social do que nas redes sociais para comportamentos de estilo de vida sustentável.
Para elaborar o estudo “Healthy & Sustainable Living 2022” foram inquiridos mil cidadão nacionais pertencentes às diversas gerações – Geração Z, Millennials, Geração X e Baby Boomers.
Entre as principais conclusões destaca-se o facto de os órgãos de comunicação social (TV/rádio/ imprensa) ficarem à frente da família e dos amigos como influenciadores do encorajamento de um estilo de vida sustentável em geral.
Ao contrário da média mundial, que coloca as redes sociais em terceiro lugar como fonte influenciadora para um estilo de vida sustentável, Portugal privilegia, em primeiro lugar, os órgãos de comunicação social (29%), em segundo os membros da família (27%), em terceiro os amigos (23%), em quarto as ONGs/grupos activistas (23%) e em quinto livros e artigos (23%), surgindo as redes sociais apenas em sexto lugar com (17%).
Em Portugal, a acção mencionada como ambientalmente mais consciente e frequente é o uso de um saco de compras próprio (86%). A reciclagem e a poupança em aquecimento e ar condicionado seguem no topo dos comportamentos para 76% dos inquiridos.
O estudo também revela que 80% dos portugueses inquiridos considera que é preciso consumir menos para preservar o ambiente para as gerações futuras. Neste sentido, 76% está disposto a reduzir o seu nível de consumo para metade, embora 46% esteja convencido de que a acção individual não pode contribuir com muito para a salvação do planeta.
«Esta edição do Healthy & Sustainable Living vem comprovar que existe ainda um caminho a percorrer para uma efectiva mudança comportamental face ao ambiente e à sustentabilidade, quer por parte dos cidadãos e consumidores quer pelo lado das empresas e marcas», diz, em comunicado, Luis Rochartre Álvares, senior advisor da Greenlab, especialista em sustentabilidade.