Estes foram os produtos mais procurados pelos portugueses na IKEA em 2024
Em 2024, vários fenómenos noticiosos marcaram o ano, mas um em particular destacou-se nas conversas quotidianas em Portugal: a estante KALLAX da IKEA. Este produto, que se tornou uma verdadeira sensação, invadiu os noticiários e as redes sociais, tornando-se tema de debate em programas de informação, entretenimento e opinião durante um longo período. Tudo, graças a uma episódio qdo ex-chefe de gabinete do primeiro-ministro, Vitor Escária, que usava a estante para guardar livros e não só.
O impacto gerado pela KALLAX foi notável, não só a nível da visibilidade da marca, mas em termos de crescimento no negócio, consolidando esta gama como uma das preferidas dos portugueses. No entanto, este não foi o único produto da marca a chamar a atenção. Os consumidores portugueses estavam à procura de soluções diferenciadas para as suas casas.
O Relatório Vida em Casa 2024 da IKEA alerta para uma tendência crescente em Portugal, ao revelar que 53% dos portugueses consideram que ter uma casa organizada e arrumada contribui para uma maior sensação de satisfação e relaxamento, superando a média global de 40%. Independentemente do tamanho do espaço disponível, a falta de arrumação continua a ser um dos maiores desafios do dia a dia, escondendo oportunidades para melhorar a qualidade de vida através de uma utilização mais inteligente dos ambientes.
Entre os produtos mais procurados em Portugal, destacaram-se os roupeiros e as caixas de arrumação, com as gamas BRIMNES e PÄRKLA a liderarem a preferência nacional.
Uma receita para dormir melhor
O sono tornou-se, para a IKEA, a principal prioridade deste ano fiscal, com um foco intensivo em produtos que promovam uma boa noite de descanso, em seis áreas essenciais: Luz, Temperatura, Conforto, Organização, Qualidade do Ar e Som.
De acordo com o relatório “A Vida em Casa” da IKEA, 55% das pessoas consideram o sono como a atividade mais importante para o seu bem-estar em casa. No entanto, um inquérito da Sociedade Portuguesa de Pneumologia revelou que 52% dos portugueses dormem frequentemente mal e que 24% acordam cansados. Além disso, 75% dos inquiridos afirmam dormir menos de 7 horas por noite. Estes números não surpreendem, considerando que entre os produtos mais procurados pelos portugueses na IKEA se encontra a cama MALM, um modelo icónico da marca sueca. Com um design simples e funcional, a estrutura da cama MALM combina a qualidade do sono com uma organização eficaz, uma vez que permite a adição de caixas de arrumação.
A preocupação com a qualidade do sono reflete-se também na procura de colchões de excelência. O colchão VALEVÅG, com molas ensacadas, lidera o ranking de vendas entre os clientes portugueses da IKEA.
FRAKTA: O saco para todas as ocasiões
Do fato de surf à ida à padaria do bairro, da lavandaria às mudanças para a casa nova, o FRAKTA da IKEA, com 30 anos de história, tem sido uma peça essencial na vida dos portugueses. Originalmente concebido como um simples saco de compras, o FRAKTA tem demonstrado a sua versatilidade e utilidade em diversas situações, consolidando-se como um dos produtos mais procurados da marca. A sua cor azul vibrante e o design icónico mantêm-se intocados ao longo das décadas, mas a sua composição tem evoluído, com o material agora a ser constituído por 60% de plástico reciclado, alinhando-se com as crescentes preocupações ambientais.
O sucesso do FRAKTA foi tal que, em 2024, a IKEA deu-lhe um espaço próprio em Londres, uma homenagem ao impacto cultural e prático deste produto que transcendeu o conceito original de saco de compras para se tornar num ícone de multifuncionalidade.