Estes estudantes precisam do seu voto!

electrolux design labQuatro alunos da ESAD estão no Top 100 do Electrolux Design Lab, concurso internacional de design que premeia projectos inovadores da autoria de estudantes.

Na edição deste ano, o tema proposto foi a Criação de Casas Saudáveis. Rita Moreira, Inês Vieira, Hugo Silva e Gijsbert Coenen são os quatro alunos da ESAD – Escola Superior de Artes e Design, cujos projectos foram seleccionados entre 1700 projectos de todo o mundo. Alcançado o Top 100, os alunos portugueses ambicionam agora chegar à próxima fase, o top 70.

Na categoria “Prazer de Cozinhar” Rita Moreira projectou o “Little Helper”, uma espécie de almanaque do futuro, que combina uma aplicação virtual para smartphones com um dispositivo externo que controla o processo de crescimento dos vegetais.

Inês Vieira desenvolveu o “Volm”, um purificador de ar que reduz a humidade, tendo ainda a capacidade de armazenar a água retirada da parede, ficando esta alojada numa bolsa biodegradável que poderá ser removida e deitada fora sem prejudicar o ambiente.

Hugo Silva propôs o “Köper” (na foto), um cabide inteligente que detecta odores, sujidade e limpa e refresca a roupa deixando-a com aroma a hortelã.

“Shoals” é o projecto de Gijsbert Coenen, um jovem belga que está a estudar em Portugal. O seu projecto consiste num purificador de ar em formato de cardume e que quando colocado numa parede, tem a capacidade de se mover, indo atrás de cheiros.

«Estamos muito felizes em partilhar mais de uma centena de ideias inovadoras para a criação de Casas Saudáveis com uma audiência global. É muito bom ver o talento de 43 países de todo o mundo empenhados em desenvolver tantas perspectivas diferentes sobre como pode ser melhor o futuro em família. Este ano, as ideias das áreas de prazer de cozinhar, cuidado da roupa e purificação do ar apresentam um mundo de possibilidades para apoiar os consumidores num estilo de vida saudável e sustentável» comenta Thomas Johansson, director de Design na Electrolux.

As votações para o Top 70 decorrem até ao próximo dia 16 com a lista dos projectos escolhidos a ser divulgada dia 19. As dez ideias que receberem mais votos terão acesso directo para a próxima fase e os restantes são escolhidos pelos especialistas da Electrolux.

Aquando a selecção dos finalistas, o estudante cujo conceito reúna o maior número de votos do público receberá o prémio “People’s Choice”, recebendo ainda 1000 euros. A atribuição do primeiro prémio caberá a um painel de jurados que premiará o estudante que apresente o projecto mais inovador. Este receberá 5000 euros e um estágio remunerado de seis meses num centro global de Design da Electrolux.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...