«Este projecto musical é o primeiro a ser filmado em scroll em Portugal»
Inspirado no sucesso de “FOX The Scroll” e no feed real de dois quilómetros, o músico Ivandro – compositor do sucesso “Moça” -, compôs o tema original “Scroll” que se tornou o primeiro projecto musical filmado em formato scroll em Portugal.
A música foi inspirada não só no facto de percorrermos em média o equivalente a dois quilómetros no nosso feed no telemóvel por dia, mas relembra também a importância de procurarmos sempre algo de novo. Está disponível no YouTube e nos canais FOX.
Recorde-se que a campana “FOX The Scroll” foi criada e desenvolvida pela equipa criativa in-house e de marketing da The Walt Disney Company Portugal. O projecto musical filmado foi produzido pela Casper Films e patrocinado por Toyota e Continente, e com o apoio da Heineken Silver e Seguro Directo.
Teresa Rio, directora de Marketing da The Walt Disney Company Portugal, conta à Marketeer todos os detalhes desta nova fase da campanha.
Como será materializada esta fase da campanha FOX the Scroll?
A campanha “FOX The Scroll” teve duas fases, uma em Novembro e outra em Março, sendo que em cada uma criámos um quilómetro de feed físico, centrado nas novidades dos nossos canais. Algo nunca visto em Portugal. Dois quilómetros verdadeiros para demonstrar a real dimensão das distâncias que percorremos em média todos os dias nos nossos telemóveis, muitas vezes sem “vermos” verdadeiramente o que lá está. Abordámos este tema de uma maneira light e divertida, o tom de muitas das nossas campanhas, em que ousámos desafiar o consumidor a ver algo novo. Há sempre algo de novo para ver todos os dias e os nossos canais são o perfeito exemplo disso, na data e hora marcadas trazemos sempre uma estreia ou um novo episódio. Nestas duas fases conseguimos alcançar mais de cinco milhões de views completas em youtube e a performance das séries que integraram a campanha foi também prova do seu sucesso. Correu bem em todos os aspectos.
Esta música original do Ivandro surge do sucesso e interesse pela campanha e é inspirada na falta de awareness que por vezes todos temos, e da importância de procurarmos sempre algo de novo.
Como é que se traduz num vídeo o formato scroll?
Termos a música filmada pela primeira vez em formato scroll, permitiu-nos chegar de forma diferente e criativa ao consumidor, mantendo o mesmo tom divertido e cool da campanha “Fox the Scroll”. Ambicionámos com este projecto inovador, chegar a mais pessoas e evidenciar, dando-lhe escala, o insight de toda a campanha, de que percorremos em média 2km por dia de scroll nos nossos telemóveis e de que isso é imenso. Não existe melhor forma de o mostrar do que percorrer na realidade 2km em estrada.
Porquê a escolha de Ivandro para este projecto?
O Ivandro é um dos mais promissores artistas em Portugal e teve um dos êxitos musicais de maior sucesso no nosso País. A FOX tem já uma tradição de apoiar a música nacional e o talento em português, para além de estar próxima dos portugueses, dos seus gostos e interesses. Foi, por isso, uma parceria natural, que decorreu de uma forma muito orgânica e com um resultado espantoso em termos musicais e visuais. Temos a certeza que será um sucesso e que os portugueses vão ouvir a música “Scroll” e rapidamente dar por eles a cantar a mesma. É muito catchy.
Quando é que esta fase da campanha começou a ser desenhada? O resultado é exactamente aquele que idealizaram?
Como referi anteriormente, mais do que uma fase de uma campanha, este tema original é o culminar de um caminho de sucesso. Não o poderíamos fazer se não fosse. Estamos muito satisfeitos com este projecto musical que é o primeiro a ser filmado em scroll em Portugal. Uma simbiose perfeita entre o artista, a nossa área criativa e marketing e a equipa da Casper Films que o realizou.
Como se cruza o que se verá nesta música com as fases anteriores da campanha?
Este tema inédito é inspirado em “FOX The Scroll” e nas novidades dos canais FOX deste ano, pelo que as referências estão lá. Não só visuais, mas acima de tudo na mensagem que o Ivandro pretendeu transmitir. Desafio a quem ouvir a música, a encontrar as referências de conteúdo dos canais FOX e de as indicar nas nossas redes sociais. São discretas, mas ainda são algumas.
Texto de Maria João Lima