Este McDonald’s é neutro em carbono
Há um McDonald’s no mundo distinguido com a certificação norte-americana LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). Situa-se na cidade chinesa de Honk Kong e foi remodelado para ser mais amigo do ambiente. Com o novo design, espera-se que o restaurante da cadeia de fast food poupe mais de 840 toneladas de CO2, o que equivale a plantar mais de 36 mil árvores com quase 5 metros de altura.
E o que levou a que este espaço fosse distinguido como pioneiro no que toca ao design sustentável? O seu exterior é feito a partir de árvores que caíram devido a tufões ou outras causas naturais. Já no interior, a mobília e a decoração são produzidas a partir de materiais reciclados.
Para poupar energia, este McDonald’s assinou uma parceria com a CLP Power Hong Kong para instalar um sistema de energia solar no telhado. Por todo o restaurante estão espalhados dispositivos de monitorização de consumo energético e da qualidade do ar, que encorajam os clientes e os colaboradores a serem mais ecológicos.
Além disso, estão disponíveis no espaço bicicletas que geram energia para carregar pequenos dispositivos, como telemóveis ou tablets, dos clientes, assim como “cantos educacionais” com livros sobre sustentabilidade. Há também uma nova gama de livros para colorir nos Happy Meals, que ajudam os mais pequenos a aprender mais sobre como proteger o planeta.