Livro infantil ajuda a salvar crianças com cancro
Setembro é o mês da sensibilização para o cancro infantil em todo o Mundo. Para assinalar a data, a Fundação Rui Osório de Castro (FROC) juntou-se à editora Livros Horizonte para o lançamento do livro infantil “Xi-Coração – À Procura de um Abraço”, cujas vendas reverterão, em parte, para a fundação.
Escrito e ilustrado por Natalina Cóias, o livro, que é inspirado na mascote da FROC, está à venda a partir de hoje nas livrarias, sendo que, por cada livro vendido, um euro reverterá para os projectos de informação e de apoio à investigação a que fundação se dedica. «A nossa missão é melhorar a vida de quem lida com esta doença. Queremos continuar a estar ao lado das crianças e dos seus familiares, disponibilizando informação com o máximo de rigor e credibilidade e apoiando a investigação nesta área em Portugal», afirma em nota de imprensa Cristina Potier, directora-geral da FROC.
Além do lançamento do livro, a FROC tem planeadas outras iniciativas de sensibilização para o cancro infantil durante este mês. Sob o mote “Um dia…”, serão partilhados através das redes sociais da fundação diversos testemunhos e desejos de quem está envolvido no seu dia-a-dia com a oncologia pediátrica – as crianças, as famílias, sobreviventes, profissionais de saúde, voluntários, outras organizações sociais, doadores, entre outros.
Até 15 de Novembro, estarão também abertas as candidaturas para a 6.ª edição do Prémio Rui Osório de Castro/Millennium bcp, no valor de 15 mil euros. Este prémio tem como objectivo «continuar a contribuir para o desenvolvimento de iniciativas inovadoras em oncologia pediátrica» e está aberto a qualquer pessoa, grupo de trabalho ou instituição sem fins lucrativos que queira apresentar estudos científicos, projectos de investigação, formação específica ou trabalhos com impacto psicossocial.
De acordo com a FROC, todos os anos surgem cerca de 400 novos casos de cancro infantil em Portugal, sendo esta a primeira causa de morte não acidental em crianças e adolescentes.