Este gin é feito de “fruta feia”

E se a fruta que não encaixa nos padrões de beleza dos supermercados pudesse ser reaproveitada para outro fim? É esta a premissa de Casanova, o mais recente gin a nascer no mercado português.

Desenvolvido pela Lemos Figueiredo, Casanova é, de acordo com o produtor, o único gin a ter certificação da Maçã de Alcobaça e o primeiro a usar vidro reciclado para as suas garrafas, que contam ainda com rótulo de papel reciclável e biodegradável. No interior, surge o produto da transformação de “fruta feia” e que, por isso, não é comercializável.

«Sabemos que, hoje, não basta ter um bom produto, é importante ter um produto que marque pela diferença e que acompanhe as preocupações dos consumidores – e a sustentabilidade é uma delas», sublinha Mariana Figueiredo, master distiller e responsável de Marketing da adega de Alcobaça.

De acordo com a responsável, as estimativas apontam para 50 milhões de toneladas de frutas e legumes que vão para o lixo, todos os anos, na União Europeia. Em Portugal, em concreto, dados do PERDA apontam para um terço da fruta produzida acabar desperdiçada.

«São números alarmantes e com grande impacto a nível ambiental e social. Com o Casanova, quisemos dar o nosso contributo para travar esses números, usando exclusivamente as maçãs habitualmente rejeitadas pelo consumidor por não serem bonitas. Mas fomos mais além, com uma garrafa reciclada e um rótulo também sustentável. Assim, a cada copo, o consumidor sabe que está a contribuir para um mundo melhor», acrescenta Mariana Figueiredo.

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