Este cabaz salva frutas e legumes do desperdício
Nem toda a fruta produzida é colocada à venda nos supermercados, mesmo que esteja em condições para ser consumida. Algumas peças são recusadas por não terem um aspecto perfeito, contribuindo para o desperdicío alimentar. Ao longo dos últimos anos, têm surgido alguns projectos que propõem dar um destino útil a estes produtos e o Equal Food Co é um dos mais recentes.
Criado por Alberto Mojtar e Lukas Friedemann, assenta no trabalho com agricultores locais para a criação de cabazes de frutas e legumes frescos entregues directamente em casa dos consumidores. Até ao momento, o The Equal Food Co garante ter salvado cerca de 30 toneladas de comida com a ajuda de mais de 500 pessoas. Neste processo, foram apoiados também mais de 35 agricultores.
Para que a comunidade seja ainda maior, surge agora um novo cabaz, o Básico. Trata-se de uma opção mais económica, com 12 a 16 tipos de frutas e legumes, que promete ser suficiente para alimentar uma pessoa durante uma semana. Abacates, maçãs, clementinas, limões, brócolos, cenouras, batata doce e cebolas são algumas das possibilidades, mas o conteúdo vai variando consoante as estações.
Há ainda o cabaz Standard, que acompanha o projecto desde o seu início. Neste caso, os clientes podem optar por uma só compra ou pelo modelo de subscrição, que permite uma redução de 10% no preço. Contém 18 a 20 tipos de frutas e legumes, que também vão variando consoante a época. Quem quiser, pode juntar ovos e/ou cogumelos.
Segundo o The Equal Food Co, os cabazes são até 40% mais baratos face ao preço do mercado. As encomendas recebidas até ao domingo de cada semana são transformadas em cabazes entregues em caixas de cartão reutilizáveis com nove quilos de alimentos.