Estas serigrafias ajudam a proteger animais em vias de extinção
A Associação Natureza Portugal (ANP), o World Wide Fund for Nature (WWF) e a Bar Ogilvy voltam a unir-se para alertar a sociedade para a 6.ª extinção em massa e fazem-no ao lançar uma edição limitada de serigrafias que alertam para a extinção massiva de espécies em curso no planeta.
The Endangered Typeface é uma “fonte viva para proteger toda a vida animal” que foi lançada em 2023. Nesta fonte, cada letra representa uma espécie animal e à medida que o número de indivíduos de uma espécie for diminuindo, a letra correspondente desaparece na mesma proporção. A fonte é actualizada com dados da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da International Union for Conservation of Nature (IUCN).
Ao fazer um donativo mínimo de 50 euros, qualquer pessoa poderá escolher uma letra e receber um dos posters em casa. Todo o dinheiro angariado irá reverter para os projectos de conservação natural da ANP|WWF. “The Endangered Typeface” continua disponível para download e terá a sua primeira actualização em breve.
«Desde 1970, já perdemos 69% das populações de espécies, e esta tendência só se irá agravar com o aumento dos efeitos das alterações climáticas, a perda de habitats e os actuais conflitos. Isto é algo que nos afecta a todos. As serigrafias são mais uma forma de espalhar a mensagem, porque tal como esta colecção, as espécies animais também são limitadas e, se não as protegermos, vão acabar por desaparecer», diz, em comunicado, Ângela Morgado, directora executiva da ANP|WWF.