Estas são as marcas mais relevantes para os portugueses
Continente, Delta Cafés e Pingo Doce são as três marcas mais relevantes para os consumidores portugueses. A conclusão é do Estudo do Consumidor 2024, da Superbrands Portugal, que identifica as marcas e os segmentos com maior relevo para o consumidor português, bem como as características genéricas deste mercado. No top 10 estão ainda MEO, Mimosa, EDP, Worten, NOS, Galp e Super Bock.
Os resultados demonstram que o Continente, a Adidas e a Nike são as três marcas que lideram o top 20 em termos de referenciação geral, que é ainda composto pela Delta Cafés, Samsung, Pingo Doce, Nestlé, Apple, Zara, MEO, Lidl, Coca-Cola, Vodafone, Mimosa, EDP, Mercedes, Worten, NOS, Galp e Super Bock.
Conduzido pela AMINT, uma empresa de análise e estudos de mercado, externa e independente, o Estudo do Consumidor é desenvolvido com o objectivo de identificar a forma como os consumidores encaram as marcas que lhe são mais relevantes.
O estudo foi realizado junto de um painel de consumidores representativo da população portuguesa, em termos sociodemográficos, desafiados a identificar, de forma espontânea, as três marcas que consideram mais importantes e relevantes em cada uma das cinco dimensões: Notoriedade, Marcas Únicas, Confiança, Identificação e Satisfação das Necessidades.
Numa análise ao top 3 destas cinco dimensões, observa-se que a marca Continente é a única que está sempre mencionada, liderando 4 das 5 dimensões. Segue-se a Nike, com três aparições no top 3, e Adidas e Delta Cafés, com duas aparições no top 3.
Em 2024, 79% do top 20 das Marcas mais referenciadas pelos consumidores distribuem-se por cinco sectores de actividade: Retalho, Alimentação, Desporto, Tecnologia e Telecomunicações. A menção das Marcas de Retalho destaca-se especialmente nas dimensões “Necessidades”, “Confiança” e “Identificação”. Já as Marcas de Alimentação destacam-se na dimensão “Marcas Únicas” e as Marcas de Desporto em “Notoriedade”.