Estas são as 10 grandes tendências de consumo até 2030

A 11.ª edição do relatório “10 grandes tendências de consumo” do ConsumerLab da Ericsson aborda as perspectivas dos consumidores até 2030, abrangendo as experiências de compra híbrida num centro comercial ficcionado, o “Everyspace Plaza”.

Foi pedido aos consumidores que avaliassem 15 infra-estruturas de centros comerciais híbridos que alteram a experiência física com recurso à tecnologia digital. As conclusões revelam que quatro em cinco dos inquiridos acreditam que os conceitos testados estarão disponíveis de alguma forma em 2030.

Assim, o relatório em causa apresenta as expectativas e as previsões de cerca de 57 milhões de consumidores de tecnologia a nível mundial:

  • O Anfiteatro Simultâneo

Poderá ser actor e espectador, mas será que a experiência imersiva vai provocar emoção ou medo? Quase oito em cada dez consumidores imaginam salões de eventos, onde a tecnologia de telepresença permite aos artistas actuar digitalmente, como se lá estivessem em carne e osso.

  • O Salão de Beleza Imersivo

Fugir aos tratamentos invasivos é uma opção de beleza apetecível para muitos. De acordo com sete em cada dez consumidores, espera-se que os centros comerciais tenham salões de beleza que usam tecnologia de modelagem volumétrica para melhorar digitalmente a aparência de cada pessoa.

  • O Alfaiate do Futuro

“Fast fashion” personalizada só para si e para o seu avatar. Mais de sete em dez utilizadores de Realidade Aumentada/Realidade Virtual antecipam um alfaiate nos centros comerciais que use tecidos que instantaneamente se tornem impermeáveis ou ventilados, sempre que necessário.

  • A Piscina Multiverso

Muitos imaginam a exploração de mundos impossíveis. Dois terços dos consumidores acreditam que existirão piscinas nas quais se poderá utilizar um capacete de Realidade Virtual com oxigénio para experienciar como seria estar no Espaço com gravidade zero.

  • O Ginásio Híbrido

Para muitos, o vigor físico e a saúde mental estão intrinsecamente ligados. Sete em cada dez consumidores contam com centros de bem-estar com ambientes de RA/RV multissensoriais e personalizados que ajudem a melhorar a saúde mental.

  • A Multifábrica “Imprima um Desejo”

A reparação e a produção a pedido são o futuro. Mais de metade dos consumidores pretende comprar de forma sustentável em pontos de venda de fábricas que reciclem os seus produtos velhos.

  • O Restaurante no Nó do Universo

Sem distracções, a companhia virtual é preferível para muitos. Metade dos consumidores deseja frequentar restaurantes para terem refeições virtuais com amigos presentes noutros restaurantes, em qualquer parte do mundo.

  • A Loja Interminável

Experimente antes de comprar, nem que seja virtualmente. Três quartos dos consumidores esperam poder projectar as suas casas no interior da loja quando experimentam novos produtos.

  • O Centro Médico Multíplice

Estamos habituados a que tudo seja instantâneo. Por isso, porquê esperar quando o assunto é saúde? 77% dos consumidores antecipa centros médicos nos centros comerciais, com postos de triagem baseados em Inteligência Artificial que lhes dão actualizações praticamente instantâneas sobre o seu estado de saúde.

  • O Parque Natureza+

Para os que estão presos nas cidades, a natureza pode ser exactamente aquilo que está a faltar. Para 42% dos consumidores, visitar um parque no interior do centro comercial, onde se sintam mais próximos da natureza através de materiais digitais e programáveis que oferecem experiências híbridas, é um desejo.

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