Está Portugal a cumprir a quarentena? A Google tem a resposta
A Google está a colaborar com as autoridades de saúde e a partilhar informações de localização de smartphones. A ideia é identificar padrões de deslocação dos utilizadores e, assim, perceber quem é que está a ficar em casa e quem é que está a cumprir as recomendações de quarentena.
O “Community Mobility Report” publicado hoje não divulga dados concretos sobre cada pessoa mas, sim, uma análise agregada e anónima de tendências em determinada comunidade. Revela, por exemplo, se as lojas ou os parques públicos continuam a ser visitados e se as zonas residenciais mostram ou não mais actividade.
Em Portugal, os dados da Google apontam para uma redução de 83% na categoria de retalho e lazer: isto significa que, face à média anterior a 8 de Março, as visitas a restaurantes, centros comerciais, museus ou cinemas caíram a pique.
Os dados de localização recolhidos pela Google mostram também que os portugueses passaram a ir menos às compras de artigos para a casa (supermercados e mercados, por exemplo) e a farmácias. Neste caso, a quebra é de 59%.
Parques, jardins, praças e outros locais públicos semelhantes registaram um salto de quase 80% no fim de Fevereiro para, agora, apresentarem uma descida igual. A tendência também é de quebra em locais associados a meios de transporte, incluindo estações de comboio ou autocarro: menos 78%.
Segundo o relatório da Google, houve também uma descida de 53% nas visitas a locais de trabalho. Por outro lado, verifica-se uma subida de 22% em áreas residenciais, sendo que esta é a única categoria a apresentar uma evolução positiva desde o início de Março.
A Google alerta que os dados recolhidos dependem de vários factores, nomeadamente a activação dessa possibilidade nas definições do smartphone. Quanto às categorias de locais, a tecnológica explica que foram seleccionados com base na utilidade que teriam para avaliar o cumprimento das recomendações de distância e isolamento social.