Está na hora de corrigir a má postura provocada pelo teletrabalho

Nem todas as pessoas terão em casa um escritório ou sequer uma cadeira com as características adequadas para garantir a melhor postura durante o horário de trabalho. Como consequência, surgem dores de costas ou outro tipo de problemas que poderão precisar de alguma ajuda para serem solucionados.

A fisioterapia poderá ser um dos caminhos possíveis para minimizar os efeitos negativos do teletrabalho no corpo, tal como lembra o Holmes Place. A rede de ginásios está, por isso, a oferecer uma sessão online com um fisioterapeuta, que poderá dar algumas dicas e conselhos sobre como nos devemos sentar à secretária (sim, trabalhar no sofá pode ser tentador, mas não será decerto a melhor opção).

“Hoje, no campo da fisioterapia, sabemos que a maior parte das lesões não tem uma origem traumática, mas são efeito de uma postura incorrecta ao longo da nossa infância, adolescência e vida adulta”, expica o Holmes Place. O segredo para uma boa postura será um equilíbrio muscular de forma a proteger as estruturas de suporte do copo ao mesmo tempo que se garante o conforto.

Sofia Campos, fisioterapeuta do Holmes Place Arrábida Shopping deixa algumas dicas que podem ser aplicadas no dia-a-dia:

– Evitar dormir de barriga para baixo, pois essa é a posição mais agressiva para a coluna cervical. É, aliás, a causa mais comum do “típico torcicolo”;

– Ter atenção à ergonomia do espaço de trabalho, ajustando a altura da cadeira com a altura da mesa. A altura do ecrã do computador também deve estar ao nível da visão;

– Fazer alguns intervalos ao longo do dia para que o corpo não esteja sempre na mesma posição. Durante as pausas, aproveitar para alongar, mobilizar as articulações e diminuir o incómodo e compressão sobre coluna;

– É fundamental a prática de exercício físico regular e uma dieta alimentar equilibrada. O excesso de peso associado ao sedentarismo e posturas repetidas traz muitas complicações para a coluna e articulações, como o joelho e anca.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...