“Está na altura da reforma”: startup nacional “provoca” Google e Microsoft
“Provocar” duas das maiores empresas tecnológicas mundiais como forma de dar a conhecer o próprio negócio? Sim e a ideia partiu da startup portuguesa Rows, que desafia a Google e a Microsoft a actualizarem as suas folhas de cálculo para acompanharem aquelas que a Rows proporciona aos utilizadores.
Através de dois outdoors colocados junto às sedes das gigantes norte-americanas, os fundadores da Rows – o português Humberto Ayres Pereira e o alemão Torben Schulz – querem aumentar o brand awareness e posicionar a empresa como uma concorrente directa do Excel e do Google Sheets, apresentando-se como uma solução de spreadsheets com funcionalidades avançadas, automatização e diversas possibilidades de integração.
«Estas mensagens pretendem mostrar ao mundo que a Rows chegou e está pronta para ser uma alternativa moderna ao Excel e ao Google Sheets. Apesar de serem utilizadas por mil milhões de pessoas em todo o mundo, o mercado das spreadsheets está completamente estagnado há 15 anos. Nós construímos a Rows para ser verdadeiramente uma spreadsheet com super-poderes, permitindo às pessoas serem mais produtivas, criativas e podendo criar ferramentas de trabalho colaborativas de forma simples e intuitiva», explica, em comunicado, Humberto Ayres Pereira.
Até ao final de Fevereiro, quem passar por Mountain View, na Califórnia, ou Redmond, em Washington, vai poder ler, à porta dos escritórios da Google e da Microsoft, respectivamente, as frases: “Caros Googlers, a vossa folha de cálculo é de 2006. Tal como o Nokia 6070. Está na altura de uma actualização” e “Cara Microsoft, a vossa folha de cálculo já anda por aí há 36 anos. Está na altura da reforma. Nós tratamos de tudo a partir daqui”.