Está grávida? Saiba que há um kit no valor de 600 euros à sua espera. Chama-se BabyFirst e não requer sorteio nem tem letrinhas pequenas

A natalidade tem vindo a decrescer em Portugal e o ano de 2024 não foi excepção tendo nascido 84 631 bebés (menos 1 133 do que no ano anterior). E várias têm sido as marcas que têm procurado ajudar a inverter estes números.

Hoje nasceu mais uma iniciativa que se compromete  com o apoio à natalidade e às famílias. Chamada BabyFirst, nasceu pelas mãos da BebéVida e da Mamãs Sem Dúvidas, contando com mais sete marcas como co-fundadoras: Continente, ERA, Zippy, A Tua Farmácia, Uriage, Maxi-Cosi e novobanco.

A iniciativa reúne produtos essenciais e descontos exclusivos num kit totalmente gratuito, pensado para a grávida e o bebé. Mais do que um conjunto de ofertas, o BabyFirst reflecte o compromisso em acompanhar as famílias desde a pré-conceção até à primeira infância, proporcionando mais tranquilidade e segurança nesta fase.

«A partir do momento que nasce um bebé, existem diversas ofertas de marcas. Mas antes do nascimento não existia nada. Havia uma lacuna. Portanto, quisemos antecipar-nos a isso e posicionar estas marcas como as primeiras marcas do bebé. Ou seja, desde que a mulher sabe que está grávida pode subscrever este kit. Não tem de estar à espera do nascimento», explicou à Marketeer Luís Melo, CEO da BebéVida, à margem do evento de apresentação da iniciativa.

Para receber o Kit BabyFirst, as famílias precisam de preencher um formulário na página Mamãs Sem Dúvidas, uma marca criada pela BebéVida para orientar futuras mães, pais e famílias. Este formulário exige a apresentação do Boletim da Grávida e todas as ofertas, como códigos de desconto e de levantamento de produtos, são enviadas por e-mail, para uma maior comodidade da grávida.

«O kit BabyFirst vai servir precisamente para permitir o apoio para que os pais no momento nascimento já estejam equipados com aquilo de que necessitam, obtendo estes descontos por antecipação», acrescenta.

Acompanhe a conversa com o CEO da BebéVida.

O que é o kit BabyFirst?

Luís Melo, CEO da BebéVida

Basicamente é um kit digital e a ideia é criar um conjunto de ofertas e descontos para a mulher grávida. Na Bebé Vida, uma das nossas missões é o incentivo à natalidade. Todos nós sabemos que é um problema nacional e, portanto, arranjámos forma de, com marcas nossas parceiras, encontrar um conjunto de ofertas e descontos que iremos proporcionar às grávidas.

De que forma que isso irá surgir?

Temos o site Mamãs Sem Dúvidas e aí existirá um link directamente para o kit BabyFirst. Aí pede-se para preencher um formulário muito simples (nome da mãe, o WhatsApp, o e-mail, a data prevista de parto, a localidade, o número de cartão Continente e um comprovativo que efectivamente a mulher está grávida, ou seja uma fotografia da ecografia da mãe). Depois de preencher o formulário e de dar autorização para partilhar os dados com os nossos parceiros, num espaço de 5 dias, irá receber no seu email o conjunto de ofertas de cada um dos parceiros.

Depois a mãe vai à loja e levanta os produtos?

Exactamente. E poderá levantar apenas os que quiser e quando lhe der jeito. Tem acesso a um conjunto de descontos muito significativos e a produto real.

Só para ter uma ideia, estamos a falar aqui, por mãe, de cerca de 600 a 700 euros de vantagens que podem estar associadas. Isto se multiplicarmos pelos 85 mil partos em Portugal estamos a falar num montante de mais ou menos 50 milhões de euros. Portanto, neste momento, acredito que seja o maior projecto de apoio à natalidade em Portugal. As marcas associadas são marcas muito interessantes.

Como é que as marcas foram escolhidas?

Tentámos que fosse uma de cada sector e que fosse a maior marca de cada um dos sectores. Portanto fomos à distribuição e falámos com o Continente; ao baby wearing e falámos com a Zippy; aos bancos e falámos com o novobanco. Fomos à Era na parte imobiliára; à Bebé Confort / Maxi Cosi na parte de puericultura; a uma farmácia presente na internet, A Tua Farmácia; a cremes como a Uriage. A BebéVida é ela própria parceira do projecto. É uma marca líder no seu sector.

A ideia nasce há cerca de quatro meses, fomos falando com todas as marcas que tiveram uma receptividade enorme.

Neste momento temos 8 marcas presentes no projecto, mas acho que isto não é, de maneira nenhuma, algo fechado e pode crescer muitíssimo. Todas as marcas com as quais temos vindo a falar – mais 4 ou 5 – mostraram todo interesse em participar no projecto. Acredito que vá ganhar uma dimensão ainda maior do que a que já tem neste momento.

Qual é que é a oferta Bebé Vida? 

Nós vamos fazer dois tipos de ofertas: um desconto nos serviços que fazemos de criopreservação; o outro na marca que temos de ecografias emocionais.

Este é um projecto Bebé Vida, certo? 

Bebé Vida é a nossa marca de criopreservação, de ciência, e acoplada tem esta marca mais comercial, a Mamãs Sem Dúvidas. É na Mamãs Sem Dúvidas que reunimos todos estes parceiros. E a própria Bebé Vida é um parceiro da Mamãs Sem Dúvidas. É debaixo do chapéu Mamãs Sem Dúvidas que nasce o projecto.

Mas o que é o Mamãs Sem Dúvidas?

É basicamente uma comunidade que nasce para apoiar a mulher grávida e as famílias. Debaixo da Mamãs Sem Dúvidas existe um clube Mamãs Sem Dúvidas ao qual as pessoas que aderirem ao kit terão acesso automaticamente. O Mamãs Sem Dúvidas disponibiliza ebooks, eventos presenciais (temos entre 100 e 150 eventos por mês que têm um profissional de saúde e um profissional da Bebé Vida) e online, guias da gravidez e uma academia. No fundo acompanhar a mãe desde que sabe que está grávida.

Falou no incentivo à natalidade, mas muitas vezes o problema é conseguir engravidar. Estão a fazer algum trabalho nesse âmbito?

Sabemos que é cada vez mais difícil as famílias terem bebés. Mas acho que a questão das condições económicas e das condições socioculturais – mulheres mais ocupadas na sua própria profissão adiam a decisão. E quando mais velha a mulher na decisão de engravidar, mais difícil é.

Por outro lado, as condições económicas têm um peso muito importante. Ou seja, as dificuldades que temos tido nos últimos anos levam os pais a adiar cada vez mais essa decisão. A somar a dificuldade em ter creches (apesar das medidas dos governos) e os casais que vão trabalhar para o estrangeiro acabando por ter os filhos fora de Portugal.

Isto tem resultado numa diminuição do número de partos. No ano 2000 tínhamos 120 mil partos, em 2024 tivemos 85 mil. É significativo. Portanto estamos focados nesse apoio que podemos dar tentando criar as melhores condições possíveis para que aquelas famílias se sintam confortáveis, sintam que é possível ter uma criança e que é bom ter uma criança. E se possível ter mais do que uma.

Como é que este projecto vai ser divulgado?

O evento de hoje é o pontapé de saída. Depois temos comunicação prevista. Para ter uma ideia, o Continente tem 4 milhões de Cartões Continente e o projecto vai ser comunicado através desse cartão. Todas as marcas que estão associadas a nós vão fazer essa comunicação activamente, seja através das redes sociais ou dos seus canais próprios.

Depois vamos tentar manter isto vivo permanentemente, ou seja, vamos realizar eventos BabyFirst que sejam impactantes e que tragam valor acrescentado às famílias portuguesas.

Esses eventos não vão ser só em Lisboa, pois não?

Não. Queremos pelo País todo.

Quais os objectivos que pretendem alcançar?

Sozinha a Bebé Vida chega a 25 mil mães por ano (das 85 mil actuais). O nosso objectivo com isto é, no mínimo, duplicar esse número. Com estas grandes marcas temos todas condições para, pelo menos, duplicar.

Este é o início e já temos uma base sólida com estas marcas, mas podemos alargar a muito mais.

A Bebé Vida é um banco de tecidos e células, especializado na criopreservação de células estaminais com origem do sangue e no cordão umbilical. Todo o nosso foco é na mulher grávida.

Felizmente temos vindo a crescer. Temos duas acreditações internacionais que mais nenhum banco da Comunidade Europeia tem. Isso permitiu-nos ir para fora e hoje recebemos tantas amostras de Portugal, como de Espanha e da Roménia. A partir de Junho vamos passar a receber da Suíça. É uma questão de logística: tenho de receber as amostras nas 72 horas seguintes ao parto. Desde que em termos logísticos assegure isso vou conseguir receber amostras de todo o lado da Europa.

Qual é a actual facturação?

São 3,5 milhões de euros. Mas temos a expectativa de aumentá-la com tudo isto. Já empregamos 50 pessoas. Mas o objectivo é crescer, sem dúvida.

Texto de Maria João Lima

*A jornalista escreve segundo o Antigo Acordo Ortográfico