Esta cerveja é uma homenagem aos Painéis de São Vicente. E tem 14% de teor alcoólico

A cervejaria portuguesa Dois Corvos e o Museu Nacional de Arte Antiga juntaram-se para homenagear Lisboa, através da recriação da lata de uma cerveja de edição limitada que cruza tradição e inovação.

Nesta parceria inédita entre as duas entidades, as partes propõem-se a celebrar o chão que partilham – Lisboa –, e a encontrar uma solução temporária para “substituir” os ditos Painéis, que são peça central do Museu, mas que estão, neste momento, a ser restaurados por uma equipa composta por dezenas de especialistas, nacionais e internacionais, num projecto que só deverá ficar concluído em 2024.

Neste contexto nasceu Vicentes, uma Barleywine de edição limitada, com um grau alcoólico de 14%. O alto teor alcoólico justifica-se por esta cerveja ter sido produzida dando uso à mais antiga receita de que há registo. Tem uma aparência vínica e sabores que remontam aos primórdios desta popular bebida. No palato, denotam-se notas de pão, mel, melaço, caramelo e toffee.

Tudo partiu de uma lenda que reza que quando D. Afonso Henriques foi resgatar o corpo de São Vicente a Sagres, dois corvos pousaram-se na nau, vigilantes, e ali ficaram até à chegada da embarcação a Lisboa. Esta cerveja de edição limitada já está disponível no bar do MNAA, no Taproom da Dois Corvos e online.

Artigos relacionados