Está a chegar o par de sapatos mais sustentável do Mundo

A adidas e a Allbirds têm um objectivo em comum: desenvolver o par de sapatos mais sustentável do planeta, combinando a capacidade de produção da primeira com os materiais inovadores da segunda. Depois de reunirem e de começarem a pensar nos passos necessários para tornar o sonho realidade, as duas marcas acreditam que têm o que é necessário para criar os ténis com a pegada carbónica mais baixa de sempre, sem comprometer o desempenho.

Segundo adianta a Fast Company, estes ténis deverão ter uma pegada de apenas dois quilos de carbono, o que compara com a média de 12,5 quilos dos restantes ténis disponíveis no mercado.

«O objectivo da Allbirds é redesenhar os ténis desde a raiz. O objectivo da adidas é produzir em escala de forma sustentável», adianta James Carnes, VP Brand Strategy da adidas. Quanto à data de lançamento, o próximo ano surge em cima da mesa: a novidade poderá chegar às lojas já em 2021.

Esta não será a primeira tentativa da adidas no campo da sustentabilidade. Antes de se juntar à Allbirds, já teve uma parceria com a Parlay for the Oceans que resultou em ténis feitos a partir de plástico recolhido dos oceanos. Além disso, a adidas lançou o FutureCraft Lopp, um hub criativo dedicado ao desenvolvimento de soluções que garantam performance sustentável.

O problema neste tipo de soluções – que substituem um material poluente por outro mais amigo do ambiente – é que não consideram a pegada de carbono no seu todo. «As marcas são muito boas em evidenciar materiais que são ecológicos e a não chamar atenção par aqueles que poluem. Mas quando nos focamos no carbono, não nos podemos esconder. Temos de pensar em tudo o que envolve fazer o sapato», explica Tim Brown, co-fundador da Allbirds.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...