Está a chegar o Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais
A próxima edição do Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais aproxima-se a passos largos. É já em Novembro que os apaixonados pela produção artesanal desta bebida poderão colocar as suas receitas à prova, naquele que foi o primeiro evento português certificado pelo Beer Judge Certification Program (BJCP).
Agora, na sua oitava edição, o concurso irá ocupar a HopSin, em Colares, no dia 8 de Novembro, mudando-se depois para as instalações da Praxis, em Coimbra, no dia 14 do mesmo mês. Como nos anos anteriores, o objectivo é promover e divulgar a cultura cervejeira portuguesa através de quem produz sem recurso a abordagens industriais.
As receitas vencedoras de cada categoria serão produzidas, posteriormente, por marcas já estabelecidas no sector – Trevo da Caparica, Marafada, Mean Sardine ou Oitava Colina são algumas das cervejeiras que já deram vida a propostas a concurso. Este ano, o evento conta com o patrocínio da Dois Corvos, Sovina, Chica e Piratas Cervejeiros, entre outras.
“Muitos dos vencedores de edições anteriores do Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais são hoje cervejeiros conceituados no nosso mercado, demonstrando que o concurso é também uma forma de alavancar projectos e dar destaque à qualidade técnica dos homens e mulheres que partilham este hobby”, indica a organização, a cargo de Bruno Aquino, autor do livro “Uma Viagem pelo Mundo da Cerveja Artesanal Portuguesa”.
Junta-se ainda uma componente de confraternização para a comunidade cervejeira nacional, ainda que as restrições impostas pela pandemia obriguem a limitar as conferências, workshops e outros momentos de convívio. Parte deles acontecerão mesmo via plataformas de streaming.
A programação inclui também a organização de um leilão solidário a partir das garrafas excedentes da edição deste ano Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais. A receita angariada reverterá a favor de uma entidade ainda a definir.