Equipas de eCommerce e Digital Branding começam a fundir-se
25% dos profissionais de Marketing revela que as equipas de eCommerce e de Digital Branding estão a ser combinadas, resultando na criação de um só departamento que junta todos os colaboradores especializados no crescimento online das marcas. O número é apontado pelo WARC – World Advertising Research Center, com base no seu mais recente inquérito global a executivos.
Mais de 60% dos responsáveis de Marketing afirma ainda que as suas equipas estão a ser reestruturadas de alguma forma, como resposta à oportunidade de construção de marca decorrente de iniciativas associadas a comércio electrónico. A fusão das equipas de eCommerce e Digital Branding parece ser a mudança mais comum.
Outras alterações populares consistem na contratação de especializadas em Branding para as equipas de eCommerce (15%), ou, no sentido inverso, na contratação de especialistas de eCommerce para as equipas de Branding (12%). Há também empresas a optar por criar um novo departamento focado na área de Branding no seio do eCommerce (8%).
Por outro lado, o inquérito revela que 24% dos executivos não verifica qualquer mudança assente no eventual crescimento das vendas online.
“A mais recente análise do WARC sugere que, embora não haja uma abordagem one-size-fits-all para vencer no cenário de marketing actual, uma abordagem integrada é benéfica”, indica o centro de investigação.