Encomendas danificadas durante a Black Friday podiam encher 3975 piscinas olímpicas

Um estudo da DS Smith, empresa fornecedora de packaging sustentável, prevê que, durante a Black Friday deste ano, mais de 77 milhões de artigos em todo o mundo serão entregues com danos – o suficiente para encher 3975 piscinas olímpicas.

O estudo realizado junto de oito mil europeus (britânicos, alemães, franceses, italianos e espanhóis) revela que mais de dois em cada cinco (44%) europeus planeiam aproveitar as vendas da Black Friday e da Cyber Monday e, desses, 23% espera receber até três artigos com defeito ou danificados.

Contudo, quando se trata de devolver artigos, a generalidade dos europeus afirma que não vale a pena devolver os produtos com um valor inferior a 26 euros. Entre aqueles que não devolvem artigos danificados, 43% diz que não compensa o incómodo, 41% refere que a devolução teria o custo inicial do artigo e 23% tentaria reparar o produto em casa.

As devoluções significam também uma perda de receitas valiosas para as marcas e retalhistas, uma vez que 57% dos compradores prefere receber um reembolso, em contraste com os 33% que pede uma troca. Destes, 40% hesita em comprar a uma marca novamente caso já tenham recebido produtos danificados da mesma.

«Além dos custos financeiros e emocionais relativos à entrega e devolução de artigos danificados, existe um custo ambiental. Trabalhamos em parceria com os nossos clientes para desenvolver sempre um packaging optimizado, que mantenha o produto seguro, proporcione uma óptima experiência de ‘unboxing’ e tenha uma pegada ambiental mínima. Reduzir as devoluções evitáveis, as trocas e as emissões de carbono relacionadas beneficia os consumidores, os retalhistas e o planeta», diz, em comunicado, Ignacio Montfort, managing director da DS Smith Ibéria.

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