
Empresas certificadas com selo B crescem 14 pontos percentuais em Portugal. É o maior aumento na Europa
A B Lab dá início ao Mês B Corp 2025, uma campanha global que reúne cerca de 10 mil Empresas B Certificadas (B Corps) em mais de 100 países e 160 indústrias, destacando o impacto mensurável dos negócios com propósito. Durante o mês de março, esta iniciativa visa sensibilizar para a importância das B Corps, empresas que equilibram propósito e lucro, incentivando mais negócios a adotar práticas transparentes e responsáveis.
Este ano, o Mês B Corp celebra a “Geração B”, um grupo de empresas e líderes de pensamento comprometidos com mudanças positivas. Esta geração não se define pela idade, indústria ou localização, mas sim pela missão de construir um futuro mais justo e sustentável. Em Portugal, a celebração inclui eventos e ativações em várias cidades.
Entre os principais eventos estão o evento presencial na ATREVIA, no dia 20 de março, a Hackathon de certificação B Corp, no dia 25, a formação exclusiva para a Geração B (“Gen B Learn Together”), no dia 26, a Masterclass “Do Not Significant Harm e o Financiamento Empresarial nos Açores”, no dia 27, e o evento de encerramento “Power to the Gen B”, no dia 31.
O movimento B Corp tem registado um crescimento significativo em Portugal, com mais de 30 empresas certificadas que impactam cerca de dois mil trabalhadores em setores como viticultura, tecnologia, desporto, têxtil e serviços. Empresas como Aveleda, Code for All, Future Ecosurf, LMA, SKYPRO e Sair da Casca fazem parte deste grupo, juntamente com multinacionais certificadas que operam no país, como Atrevia, Danone, Bonduelle e Laboratórios Expanscience.
Entre 2019 e 2022, 76% das B Corps registaram crescimento nas receitas, em comparação com 60% das empresas não certificadas, demonstrando que alinhar impacto e missão com a estratégia empresarial gera valor a longo prazo. Em 2024, Portugal registou o maior crescimento anual na notoriedade da marca B Corp na Europa (excluindo o Reino Unido), com um aumento de 14 pontos percentuais. O reconhecimento do movimento entre os portugueses quase duplicou entre 2023, com 16% a reconhecer estas empresas, e 2024, com 30% a conhecerem o movimento.
“O Mês B Corp 2025 celebra uma nova geração de empresas e profissionais que estão a redefinir a forma de fazer negócios. A ‘Geração B’ procura impacto positivo e transparência, e isso reflete-se na crescente notoriedade B Corp em Portugal, que quase duplicou desde 2023. Hoje, 30% dos portugueses reconhecem as B Corps. As empresas que alinham sucesso económico com propósito estão a liderar o futuro dos negócios, e desafiamos mais empresas em Portugal a fazer parte desta geração inovadora e ousada”, afirma Laetitia Arrighi de Casanova, Diretora Executiva da B Lab Portugal.
Com o crescimento do movimento, a B Lab prepara-se para lançar a nova geração de standards para a Certificação B Corp, garantindo que as empresas certificadas mantêm uma liderança responsável e estabelecendo uma fasquia mais elevada para transparência, responsabilidade e impacto.