Empresa da maçã vale mais que Coca-Cola, Microsoft e IBM

A Apple foi avaliada em cerca de 100,2 mil milhões de euros. Os dados são da Eurobrand, empresa especializada na avaliação de marcas, patentes e estratégias, que apresentou um relatório onde constam as 100 marcas globais mais valiosas. Segundo a análise, a empresa da maçã, liderada por Tim Cook, aumentou o seu valor em 43,9%, face ao ano anterior.

Na segunda posição do pódio está a Coca-Cola, avaliada em 59,9 mil milhões de euros, mais 8,9% do que em 2011.

A completar o top cinco das marcas mais valiosas está a Microsoft, avaliada em 53,9 mil milhões de euros, seguida pela IBM, com 52,6 mil milhões de euros e pela Google, com 50,6 mil milhões de euros.

O top 10 das marcas é composto por empresas sediadas nos Estados Unidos. Já em território europeu, o grupo de luxo LVMH, na 14ª posição do ranking, continua a ser o mais valioso, apresentando um valor de 34,306 mil milhões de euros. Segue-se-lhe a Vodafone, avaliada em 28, 578 mil milhões de euros.

No continente asiático a China Mobile continua a encabeçar o conjunto das empresas mais valiosas. A companhia, que no ranking global ocupa a 11ª posição, foi avaliada em 43,983 mil milhões de euros.

De volta à líder do ranking, a Apple, recorde-se que, na segunda-feira, as acções da empresa superaram, pela primeira vez, a casa dos 700 dólares (540 euros), fruto da elevada procura pelo iPhone 5. O novo smartphone da empresa chega amanhã a dez mercados, entre os quais os EUA. No próximo dia 28 chegará a diversos países europeus, incluindo o português.

 
Artigos relacionados