El Corte Inglés alvo de roubo de dados de cartões de crédito alerta clientes sobre phishing

O grupo espanhol de lojas El Corte Inglés confirmou, este domingo, que sofreu roubo de dados, resultante de um acesso não autorizado a informações de clientes.

De acordo com um comunicado oficial, a empresa assegura que os dados comprometidos não permitem que terceiros realizem transações ou pagamentos com os cartões afetados, garantido que identificaram rapidamente o cibercrime e já corrigiram o problema através de protocolos de segurança da empresa.

Segundo o El Corte Inglés, o fornecedor envolvido foi obrigado a implementar medidas adicionais para evitar novas ocorrências e as autoridades competentes já foram informadas sobre o caso.

Os dados que foram violados incluem informações de identificação e contato, além de números de cartões de crédito utilizados exclusivamente nas compras feitas no El Corte Inglés. A empresa reforça, contudo, que as informações obtidas pelos invasores não permitem operações financeiras com esses mesmos cartões, garantindo a segurança dos clientes nas lojas físicas, no site e na aplicação.

O El Corte Inglés alerta os clientes para possíveis ataques de phishing, prática comum após roubo de dados em que os cibercriminosos podem tentar fazer-se passar pela empresa para obter informações sensíveis, como senhas e códigos de segurança. O grupo enfatiza que nunca entrará em contato por e-mail ou telefone para solicitar tais dados.

O ataque ao El Corte Inglés ocorre num contexto de aumento das ameaças de cibercrime na Espanha. Em setembro de 2024, a retalhista de moda espanhola Tendam também foi alvo de um cibercrime, no qual hackers acederam a 720 gigabytes de informações e exigiram 800 euros para não divulgar os dados.

A Marketeer contactou El Corte Inglés Portugal, tentando obter esclarecimentos sobre se o acesso não autorizado a dados de clientes afetou também os consumidores portugueses, estando a aguardar respostas.

 

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