Educação junta Galp e Rock in Rio: querem ajudar os portugueses a criar o futuro

Movimento Cria-Te é o mais recente projecto de educação e entretenimento que junta a Galp e o Rock in Rio. O objectivo é apoiar os portugueses na construção do seu amanhã, disponbilizando as ferramentas necessárias para evoluírem: está previsto, entre outros, o lançamento de uma plataforma de microlearning e a doação de 110 computadores.

No que à plataforma diz respeito, a Galp e o Rock In Rio explicam que qualquer pessoa terá oportunidade de desenvolver as suas competências através de 28 jornadas de conhecimento. Disponível já a partir de hoje, explora temas como Criatividade, Gestão de Tempo, Resiliência, Foco ou Empatia.

«Este é um projecto em co-criação, envolvendo parceiros e todos aqueles que acreditam que devemos mobilizar os jovens e as famílias para esta importante jornada, a jornada da auto-descoberta. Estamos convictos de que a educação é muito mais do que partilhar conhecimento, é provocar a mudança. E tudo começa em nós, no nosso querer», comenta Joana Garoupa, directora de Comunicação e Marketing da Galp.

E onde entra a música? Tim, Carolina Deslandes, Bárbara Tinoco, Agir, Héber Marques e Zé Ricardo foram convidados a criar em conjunto a banda sonora do movimento, com divulgação marcada para o próximo dia 26. A inspiração deverá chegar de um conjunto de histórias partilhadas pelos portugueses nas redes sociais, mas também por alguns rostos conhecidos do público.

A ideia é dar palco a histórias reais de transformação através de pequenos documentários e testemunhos em vídeo. Está confirmada a participação do piloto Armindo Araújo, da empresária Roberta Medina, da actriz Carolina Carvalho, do músico Zé Ricardo, do fundador da Jazzy Dance School, Álvaro Lopes, do criador da Academia do Rock, Vítor Palma, da gestora de projectos de responsabilidade social, Cláudia Montenegro, entre outros.

A próxima edição do Rock in Rio Innovation Week terá também um palco dedicado ao movimento, assumindo a designação Cria-Te será. Segundo Agatha Arêas, vice-presidente de Learning Experience do Rock in Rio, «é crescente o entendimento de que as competências sócio-emocionais devem ser desenvolvidas e exercitadas ao longo de toda a vida».

Nesse sentido, importa criar projectos que permitam isso mesmo. «Com o Cria-Te, poderemos aprimorar, de forma rápida, divertida e gratuita, essas e outras importantes competências», acrescenta a responsável

Já Roberta Medina, vice-presidente executiva do Rock in Rio, sublinha como a energia de cada tem impacto no futuro que ambicionamos. «O que fizemos hoje para criar o nosso amanhã? É esta a questão que nos deve surgir diariamente para alcançar o que desejamos», comenta.

Artigos relacionados