EDP promove meia centena de empresas portuguesas em Pequim

CBS_2Pequim acolheu, a semana passada, quase meia centena de empresas portuguesas que, no âmbito do conceito edpartners lançado pela EDP, se deslocaram ao continente asiático com o intuito de explorar as mais-valias do mercado chinês e desenvolver eventuais parcerias com instituições daquele país. Do outro lado, outra meia centena de organizações chinesas encontravam-se receptivas a conhecer as novidades de diferentes sectores de actividade nacionais, desde empresas de cabos e condutores eléctricos, passando pela construção civil, organização de eventos, consultoria e serviços de engenharia, entre outros que ali estiveram presentes.

A iniciativa contou com o apoio da eléctrica China Three Gorges, a maior accionista da EDP. Durante os dois dias do evento, foram realizadas sessões sectoriais que permitiram às empresas participantes, dos mais variados sectores de actividade, procurar complementaridade no desenvolvimento de negócios conjuntos.

Este foi o segundo roadshow promovido pela EDP, integrado no projecto edpartners, depois de em Junho cerca de 40 fornecedores do Grupo se terem deslocado a São Paulo para três dias de encontros e eventos de ‘networking’. Criada com o intuito de promover o diálogo e a interacção entre fornecedores nacionais e agentes económicos de outros países, a EDP pretende assim disponibilizar aso seus fornecedores uma ampla rede de contactos internacionais, abrindo portas a novas oportunidades além-fronteiras. O Brasil e a China foram os dois países escolhidos pela proximidade e relações privilegiadas da EDP com aqueles mercados, ambos com alto potencial de crescimento.

O “roadshow” em São Paulo, que acolheu 40 empresas nacionais e cerca de 30 organizações brasileiras, decorreu ao longo de três dias e nele participaram empresas de diferentes áreas como construção civil, organização de eventos, consultoria, serviços de engenharia, tecnologias de informação, fundações e geotecnia, entre outras. Grandes empresas como a Mota Engil, Casais, Solidal e a Critical Software estiveram presentes nesta viagem, para dar a conhecer o seu potencial junto de algumas das maiores organizações da América Latina, como é o caso da eléctrica Eletropaulo e a construtora Andrade Gutierrez.

Em 2012, a iniciativa edpartners havia já distinguido, através de uma cerimónia de atribuição de prémios, os fornecedores nacionais que mais se destacaram em várias categorias. Este ano, embora a iniciativa tenha sido desenvolvida sob a mesma “marca”, o modelo escolhido pela EDP foi diferente: promover a distinção dentro de Portugal e exportar o que de melhor se faz no nosso país, promovendo-o em mercados internacionais.

«O balanço final destas duas iniciativas não poderia ter sido mais positivo: os fornecedores nacionais puderam adquirir um conhecimento mais aprofundado das economias brasileira e chinesa, bem como averiguar com maior distinção as oportunidades de risco daqueles mercados; para a EDP, esta iniciativa procurou afirmar o seu posicionamento e uma forma diferenciada de trabalhar com os seus ‘stakeholders’, desenvolvendo parcerias que contribuam para o sucesso mútuo», declara a empresa.

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