EDP, Galp e Jerónimo Martins são as marcas mais valiosas em Portugal
A Consultora OnStrategy apresenta os resultados do estudo anual das 25 Marcas Mais Valiosas, desenvolvido recorrendo à metodologia de Royalty Relief, em que todas as marcas são auditadas e avaliadas com base em informação pública, nomeadamente relatórios e contas, dados de mercado e indicadores de força de marca.
Em 2024, a EDP mantém-se como a marca portuguesa mais valiosa, algo que ocorre consistentemente há vários anos. Os sectores da Distribuição/Retalho e Banca destacam-se como aqueles onde houve uma maior valorização, com as marcas Continente (+48%), Caixa Geral de Depósitos (+47%), Pingo Doce (+38%), Millennium bcp (+38%) e EDP Renováveis (+37%) como aquelas que mais valorizaram, tudo isto num contexto em que as 25 marcas portuguesas mais valiosas apreciaram cerca de 20%.
Em termos de sectores de actividade, as áreas de Energia/Petróleo e Retalho/Distribuição representam praticamente metade do valor consolidado das 25 marcas portuguesas mais valiosas (Energia – 35% e Retalho/Distribuição – 24%). A Banca (16%) e as Telecomunicações (7%) completam os sectores com mais valor. O total das 25 marcas mais valiosas representa cerca de 16,8 mil milhões de euros.
«De uma forma geral, a valorização das marcas portuguesas beneficiou de uma estabilização da inflação e da manutenção das taxas de juro, embora ainda pressionadas pela instabilidade provocada pelas guerras na Ucrânia e na Faixa de Gaza. Por outro lado, houve uma melhoria na percepção de risco da nossa economia, o que beneficiou significativamente as taxas de desconto, ao mesmo tempo que as perspectivas de evolução do volume de negócios, as margens operacionais e os índices de força de marca se mantiveram estáveis», diz, em comunicado, João Baluarte, sócio responsável pelos estudos financeiros na OnStrategy.