EDP: Dar energia a uma maratona com mais de 30 anos!

Desde a icónica EDP Maratona de Lisboa, passando pela EDP Maratona do Porto, até às provas dedicadas aos mais jovens, a empresa energética continua a marcar presença em corridas e a promover hábitos saudáveis entre os portugueses. Este ano dá mais um passo no que diz respeito a este apoio às corridas, ao criar os EDP Clube Runners. A EDP foi pioneira no patrocínio das provas de atletismo, apoiando esta modalidade há mais de 30 anos. De lá para cá, e ciente do alcance destes eventos, a empresa tem apoiado diversas corridas dentro da modalidade, desde a EDP Maratona de Lisboa (42 km) e EDP Maratona do Porto (42 km) – passando pela EDP Meia Maratona de Lisboa (21 km), EDP New Generation (1,5 km) e EDP 8K (8 km) – até às corridas com uma vertente mais solidária, como a corrida com uma vertente de responsabilidade social EDP Pela Vida (5 km).

Sobre a entrada da EDP no universo das maratonas, pode dizer-se que tudo começou quando a companhia energética se tornou naming sponsor da Meia Maratona de Lisboa – numa altura em que estes eventos ainda estavam a dar os primeiros passos em Portugal. Nesse sentido, o desporto, no geral, e o atletismo, em particular, são eixos nos quais a empresa de energia pretende continuar a trabalhar, não só por promover hábitos saudáveis, mas também por fazer parte da estratégia e valores da organização.

Para a EDP, é essencial estar presente neste tipo de eventos e contribuir para o bem-estar de todos os participantes, proporcionando momentos memoráveis a todos os envolvidos. Ao longo de todos estes anos, o objectivo da organização foi sempre o mesmo: marcar presença com boa energia. Estas provas cresceram e internacionalizaram-se à medida que a própria EDP também fez esse caminho – as maratonas nacionais recebem atletas de dezenas de nacionalidades e a EDP está hoje presente em quatro regiões globais. Escusado também será dizer que a companhia pretende continuar ligada à modalidade e marcar presença em eventos de grande prestígio nacional e internacional, como são os casos da EDP Maratona de Lisboa e EDP Maratona do Porto. Esta parceria permite não só fortalecer o seu estatuto como marca credível, como também reforçar os valores e a missão da empresa, ao mesmo tempo em que promove a prática de actividade física.

EDP CLUBE RUNNERS

Dentro do apoio à prática de corrida, a EDP anunciou este mês a criação de um novo braço desta estratégia. A empresa está a criar clubes de corrida nos bairros da Cova da Moura e do Zambujal, em Lisboa, que irão permitir o acesso à corrida profissional a jovens que vivem em comunidades com vulnerabilidades socioeconómicas. É uma iniciativa que impulsiona a vivência em comunidade, com sentido de pertença e orgulho, e que a EDP pretende estabelecer ao longo dos próximos meses para, depois, levar para outras regiões do país.

Com a criação destes clubes, um treinador profissional vai treinar semanalmente jovens dos 12 aos 16 anos e desenvolver o potencial de cada um com o objectivo de que possam a vir a participar em provas profissionais de atletismo.

«A EDP tem procurado alinhar os seus patrocínios de marca com a sua estratégia de negócio e com os seus pilares essenciais, sendo o impacto social uma peça muito importante neste investimento. Tal como já tínhamos feito no nosso apoio ao surf, queremos que a nossa marca no atletismo nacional seja pautada por um apoio às grandes provas oficiais, mas também pretendemos dar ferramentas às novas gerações para que possam progredir neste desporto. Estes clubes pretendem democratizar o acesso ao atletismo profissional e, com isso, quem sabe, descobrir os futuros campeões nacionais desta prova», destaca Catarina Barradas, directora global de Marca da EDP.

A escolha das primeiras comunidades a fazerem parte do EDP Runners está relacionada com o investimento já realizado pela empresa nestes bairros, através da sua área de impacto social, como medidas de eficiência energética e doação de painéis solares.

EDP MEIA MARATONA DE LISBOA

Este ano, a EDP Meia Maratona de Lisboa regressou no dia 17 de Março para a 33.ª edição da prova, num trajecto de 21 quilómetros que começou em Almada, passou pela Ponte 25 de Abril e teve chegada no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa. O prestígio desta competição continua a ser amplamente reconhecido, com a EDP Meia Maratona de Lisboa a figurar entre as seis provas que integram o novo circuito internacional SuperHalfs – onde também constam as Meias Maratonas de Berlim, Cardiff, Copenhaga, Praga e Valência.

Este ano, a prova contou com 100 nacionalidades e esgotou dois meses antes, o que demonstra a procura crescente pelas corridas organizadas pelo Maratona Clube. Aliás, a EDP Meia Maratona de Lisboa afirma ser «a mais rápida do mundo» no seu website, desde que nela foi batido o recorde mundial da distância em Novembro de 2021, ano no qual o ugandês Jacob Kiplimo correu em 57.31 minutos.

Este ano, a EDP também alinhou a sua activação para os milhares de participantes com os seus valores ambientais: porque a EDP escolhe a Terra, convidou os atletas amadores e profissionais a partilharem os compromissos que fazem com o planeta e a inscreverem-se numa acção de reflorestação da EDP que se vai realizar no final do ano. Caso os atletas inscritos não possam participar, a EDP compromete-se a plantar as suas árvores e contribuir para a reflorestação do país.

Nesta corrida, tal como nas restantes que vai apoiar este ano, a EDP manteve a acção de recolha de ténis em bom estado, na feira dos dorsais. Quando um atleta vai buscar os seus dorsais, pode entregar um ou mais pares de ténis que já não utiliza, para serem doados a quem precisa. A EDP encarrega- se de doar estes ténis para os jovens dos EDP Clubes Runners e à ENTRAJUDA.

CORRIDA PELA VIDA

Em Maio, estará de regresso a Corrida EDP Pela Vida, que promete ser mais uma acção de responsabilidade social da empresa para alertar a sociedade e recolher fundos para ajudar a combater o Cancro da Mama. No conjunto de todas as edições anteriores, foram angariados mais de 950 mil euros para a Liga Portuguesa Contra o Cancro. A prova deste ano está agendada para o dia 12 de Maio e os participantes são convidados a fazer um percurso que vai ligar Santos a Belém, num total de cinco quilómetros.

EDP MARATONA DE LISBOA

Inserida no calendário da World Athletics, que conta com a chancela World Athletics Elite Label, a EDP Maratona de Lisboa tem data marcada para 6 de Outubro. À semelhança das edições anteriores, vai contar com um percurso que vai ligar a Avenida da República, em Cascais, à Praça do Comércio, em Lisboa, via marginal. Esta prova faz parte do calendário da Federação Internacional de Atletismo e este ano terá um limite máximo de 7500 participantes, mais 1500 do que na edição anterior.

Também em Outubro, mas um dia antes, surge a EDP 8K. A corrida tem um percurso de oito quilómetros e um tempo limite de duas horas e meia, com a partida a acontecer na Ponte Vasco da Gama e a chegada na Alameda dos Oceanos, junto à estátua do Homem Sol, também em Lisboa.

EDP MARATONA DO PORTO

Na cidade do Porto, destaque para a EDP Maratona do Porto, agendada para 3 de Novembro. Com a partida prevista para a Via do Castelo do Queijo, junto ao SEA LIFE do Porto, e a chegada agendada para o Queimódromo do Porto, na Estrada da Circunvalação, os participantes têm o desafio de percorrer 42 quilómetros, passando por alguns dos locais mais emblemáticos da cidade.

O prestígio da competição é inegável, com a EDP Maratona do Porto a arrecadar três das maiores distinções do mundo na modalidade: a Bronze Label Road Race pela World Athletics, antiga International Association of Athletics Federations (IAAF); as cinco estrelas pela Associação Europeia de Atletismo e o enquadramento das Wanda Age Group World Major Marathons. Além disso, a EDP Maratona do Porto também pertence ao calendário oficial da World Athletics, uma distinção que a coloca como uma das melhores provas no circuito mundial das maratonas.

CLUBE E APP

A EDP apoia o running através de outras iniciativas. Um exemplo é o passatempo para os actuais clientes da EDP Comercial, aos quais foram atribuídos mais de 1500 dorsais para a EDP Maratona de Lisboa.

A nível interno, o Grupo EDP também possui um clube para os colaboradores, com actividades que vão desde a literatura, passando pelas artes plásticas, exposições, passeios e viagens, até à prática desportiva, com uma secção dedicada ao atletismo para os membros da companhia energética.

Em jeito de conclusão, a EDP vê o desporto e o atletismo como formas de continuar a espalhar energia a milhares de portugueses e estrangeiros que visitam o nosso país para participar nestas provas. Além de contribuir para o bem-estar das pessoas, a companhia reforça os seus valores de cidadania, solidariedade e superação. Com uma presença cada vez mais marcante em eventos nacionais e internacionais, a empresa está empenhada em levar energia positiva à população portuguesa, demonstrando o seu compromisso com o desporto e o bem-estar da comunidade.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Running”, publicado na edição de Março (n.º 332) da Marketeer.

Artigos relacionados