Eau Thermale Avène cria filtro solar orgânico para uma protecção mais amiga dos oceanos

Desde que foi criada, há 30 anos, que a Eau Thermale Avène procura pautar a sua actividade pelos princípios da sustentabilidade e do cuidado com as matérias-primas, que neste caso se traduz em água termal com origem numa pequena vila em França. Ainda assim, este é um processo em constante evolução e melhoria.

Segundo Vanessa Blanco Ferreira, Brand manager da Eau Thermale Avène, a unidade de produção em Avène reduziu o consumo de água em 50% desde 2012 e actualmente recicla 98% dos seus resíduos. Neste momento, além disso, a totalidade do consumo de electricidade provém de fontes renováveis de energia.

A partir deste ano, 100% dos novos produtos de higiene enxaguados e não enxaguados serão ecologicamente concebidos e, até 2025, todas as embalagens serão reutilizáveis ou recicláveis. No entanto, a preocupação com o ambiente não pode passar só pelas embalagens e pelos meios de produção. Vanessa Blanco Ferreira explica que «o maior impacto ambiental vem dos filtros solares que se depositam nos oceanos», levando a marca a desenhar um compromisso especial com os oceanos como alvo.

Nesse âmbito, será lançado este ano o protector solar Intense Protect SPF50+, com «o primeiro filtro solar orgânico que protege dos raios UVB/UVA e da luz azul visível». A Brand manager adianta que esta nova tecnologia «permitiu reduzir em 10% a concentração de filtros no novo produto e, consequentemente, é uma fórmula ainda mais limpa para o ecossistema marinho».

A Eau Thermale Avène já nasceu sustentável ou é um caminho que tem vindo a percorrer?

Os desafios da responsabilidade social e ambiental e do desenvolvimento sustentável estão no centro do nosso modelo de crescimento desde a criação do grupo Pierre Fabre. A abordagem da Missão Verde reflecte o nosso compromisso eco-socio-responsável de inovar de forma sustentável para o benefício da Natureza e das Pessoas.

A marca Eau Thermale Avène, criada em 1991, sempre teve na sua essência a naturalidade da água termal d’Avène, com a missão de proteger a pele sensível, e assume este compromisso desde a bacia hidrográfica de Avène-les-Bains às mãos do consumidor. Cada elo da cadeia produtiva faz parte de um processo de melhoria contínua: matérias-primas, fornecedores, unidade de produção, transporte, fórmulas e embalagens. Em cada estágio do ciclo de vida dos nossos produtos, temos o cuidado de contribuir positivamente para as questões ambientais e sociais.

Factos sobre a unidade de produção em Avène:

– Redução de 50% no consumo de água desde 2012;
– 100% do consumo de electricidade proveniente de fontes renováveis de energia, sem emissões directas de CO2;
– 98% dos resíduos reciclados;
– 73 milhões de produtos fabricados na fábrica da Avène com certificação ISO 14001 de gestão ambiental.

Factos sobre as fórmulas Eau Thermale Avène:

– 0% de conservantes, 0% de perfume em produtos de cosmética estéril;
– A cada reformulação, selecção apenas da quantidade certa dos ingredientes certos para reduzir o número de ingredientes;
– Fórmula biodegradável para 90% dos nossos produtos de higiene. A partir de 2021, 100% dos novos produtos de higiene enxaguados e não enxaguados serão ecologicamente concebidos;
– Produtos de protecção solar SPF50 + formulados com um mínimo de filtros solares, sem silicone para uma biodegradabilidade ideal e impacto reduzido no ambiente marinho.

Factos sobre as embalagens Eau Thermale Avène:

– 100% do papel e cartão de florestas sustentáveis;
– Reciclabilidade de 100% das nossas garrafas e aerossóis;
– Hoje, 93% das embalagens são recicláveis. 100% das nossas embalagens registadas em economia circular e reutilizáveis ou recicláveis até 2025.

Quais são as mais recentes novidades da marca neste âmbito em termos de produto?

Todas as nossas garrafas e aerossóis são recicláveis e é importante que os consumidores coloquem sempre as embalagens em local apropriado para reciclagem. No entanto, o maior impacto ambiental vem dos filtros solares que se depositam nos oceanos e é nesse âmbito que surgiu o compromisso eco-responsável Skin Protect Ocean Respect – Proteger a pele ao mesmo tempo que protegemos os oceanos. Desde 2013 que Avène opta por desenvolver fórmulas que contêm o mínimo de filtros solares e sem silicones, para uma biodegradabilidade ideal e minimizar o impacto no meio marinho.

Em 2015, Eau Thermale Avène rodeou-se de líderes mundiais especialistas em ecologia marinha e ecotoxicologia, com o objectivo de desenvolver testes inovadores através dos quais hoje podemos dizer que os nossos protectores solares respeitam a biodiversidade marinha: não têm impacto nos corais, fitoplâncton e zooplâncton, que estão na base da cadeia alimentar. Assim, os consumidores não se sentem obrigados a escolher entre a sua saúde e a do planeta.

Este ano, chega ao mercado o novo protector solar Intense Protect SPF50+, com um filtro solar ultra inovador, resultado de 20 anos de pesquisa e desenvolvimento. É o primeiro filtro solar orgânico que protege dos raios UVB/UVA e da luz azul visível. Este filtro solar permitiu reduzir em 10% a concentração de filtros no novo produto Intense Protect SPF50+ e, consequentemente, é uma fórmula ainda mais limpa para o ecossistema marinho.

Na prática, em que consiste o projecto Skin Protect Ocean Respect?

Eau Thermale Avène está consciente do impacto da protecção solar sobre o ambiente e utiliza filtros avaliados como não ecotóxicos. O projecto Skin Protect Ocean Respect foi iniciado em 2013, com a remoção do octocrileno das nossas formulações dos protectores solares, por termos evidências de poder potenciar efeitos nocivos tanto na saúde homana como no ambiente.

Em 2016, deu-se início a uma parceria a longo prazo com a empresa social PUR Projet, que tem como objectivo principal salvaguardar os ecossistemas marinhos na Indonésia. Este projecto de base comunitária visa regenerar os recifes de coral danificados, preservar florestas de manguezais, que são fundamentais para preservar a biodiversidade, e melhorar as práticas ambientais das comunidades locais. Em consequência da pesca intensiva, poluição, aquecimento global e turismo, os recifes de coral estão em perigo. Os cientistas estimam que os recifes de coral desaparecerão em 2100, daí a necessidade de estabelecer berçários de corais em parceria com as populações locais.

Porquê a preocupação com os oceanos?

Por sabermos que os protectores solares são um dos principais poluidores dos oceanos e porque 70% do oxigénio que respiramos vem do oceano. E, como somos uma marca de referência em protecção solar a nível mundial, sentimos essa responsabilidade para com a população: proteger aquilo que deixamos para as futuras gerações, um planeta sustentável.

A campeã de bodyboard Joana Schenker é embaixadora da marca. De que forma é que a parceria contribui também para esta ligação à sustentabilidade?

A parceria com a Joana Schenker surgiu de uma forma muito espontânea, foi um match perfeito porque Avène já estava a trilhar o caminho da sustentabilidade com o projecto Skin Protect Ocean Respect e a Joana tem uma forma de viver a vida muito ligada à natureza e à sustentabilidade, desde muito pequena. Portanto, foi encontrar alguém que, por ser bodyboarder profissional, utiliza diariamente um protector solar porque precisa de proteger a pele, mas que tem na sua natureza estes valores idênticos aos valores da marca Avène.

Quais são as ambições da marca a este nível?

Temos métricas traçadas com o Skin Protect Ocean Respect. Em termos de formulações passa por ter uma fórmula mais limpa e com menos impacto ambiental sempre que inovamos, como vemos agora com o novo filtro solar TriAsorb. Em termos da parceria com o PUR Projet, os objectivos para 2021 são: 6.120 corais transplantados, 6.000 árvores de mangue plantadas e 80 toneladas de resíduos recolhidos.

 

Como é a estratégia de comunicação da Eau Thermale Avène para divulgar estas iniciativas e a sua preocupação com o ambiente?

A nossa estratégia de comunicação é realçar o nosso projecto em todos os contactos com o consumidor ou com os nossos prescritores. O nosso objectivo é informar o consumidor de que pode escolher um protector solar que tem uma elevada eficácia de protecção e tolerância na pele, com o menor impacto ambiental. Isso passa pela comunicação nas embalagens dos produtos, no discurso junto dos farmacêuticos, dos dermatologistas, e em toda a comunicação que fazemos no digital.

Contam com o apoio de influenciadores neste tema?

Temos todo o apoio da nossa embaixadora Joana Schenker, que é a voz maior deste projecto, mas também temos outros influenciadores que recomendam os nossos protectores solares porque se identificam com estes valores da marca aliados à máxima eficácia e segurança dos nossos produtos.

Texto de Filipa Almeida

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