É vítima de violência de género? Pode reagir e “mudar o fim da história”
Nem todos os finais são felizes mas, em alguns casos, é possível ditar as linhas finais do argumento. “Reage! E muda o fim da tua história” é o apelo deixado pelo Crime + Investigation numa campanha desenvolvida em parceriacom a APAV, para assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres.
O novo trabalho de comunicação, cujo arranque está marcado para o próximo dia 25, dá continuidade à campanha “Stop à Violência Contra Mulheres”, sendo que desta vez o ponto de partida é a situação de confinamento e o medo de muitas mulheres de fazerem queixa. Segundo o canal de televisão, o número de denúncias atingiu mínimos históricos em Portugal.
O objectivo é dar voz às vítimas de violência e sensibilizar para a importância da denúncia como forma de libertação. Para isso, o Crime + Investigation apresenta a história de Ângela, sobrevivente de violência doméstica que partilha o seu testemunho de anos de abusos e conta como uma denúncia foi a chave para a liberdade.
«Optámos por uma campanha de consciencialização com uma abordagem mais positiva, contando uma história de Violência de Género que não teve um final trágico como estamos habituados a ouvir, mas sim de superação. É um final que dá esperança e inspira a salvação a todas as vítimas de violência», comenta Carolina Godayola, directora-geral do The History Channel Ibéria.
Juntam-se ainda figuras públicas como Bibá Pita, Daniela Melchior, Leonor Poeiras e Silvia Rizzo, que apoiam a causa através de spots de sensibilização divulgados no canal e publicações nas redes sociais.