e-Commerce em Portugal gera 35 reclamações por dia

Hoje, Dia de Compras na Net, o Portal da Queixa revela que, em média, são feitas 35 reclamações por dia relacionadas com compras online.

Esta iniciativa, promovida Associação para a Economia Digital (ACEPI), apurou, desde o início deste ano até 23 de Outubro, 13099 reclamações nesta área.

Entre as 20 subcategorias em estudo, 66% das reclamações são dirigidas aos sectores de Tecnologia e Electrónica de Grande Consumo, Sites de Reservas de Viagens, Equipamento Desportivo – Comércio a Retalho; Vestuário Homem e Senhora e Marketplaces Internacionais. As marcas inseridas na categoria Tecnologia e Electrónica de Grande Consumo lideram as experiências negativas no comércio electrónico.

Os principais motivos de reclamação apresentados pelos consumidores portugueses são os atrasos e/ou problemas com as encomendas (33%), reembolso de encomendas (9%) e troca/devolução de artigos (7%).

«O aumento da procura através dos canais digitais, por parte dos consumidores portugueses, é uma tendência que veio para ficar, criando pressão sobre as marcas ao exigirem a digitalização da grande maioria dos seus serviços. Esta realidade veio potenciar os perigos que se escondem nas compras online. Para combater este problema, lançámos um movimento cívico nacional – #NãoSejasPato – que tem como objectivo aumentar a literacia digital junto dos consumidores portugueses, educando a sociedade de consumo para não cair em esquemas de fraude e burlas online», afirma Sónia Lage Lourenço, CEO do Portal da Queixa by Consumers Trust.

Para promover compras em segurança na Internet, o Portugal da Queixa lançou sete dicas para os compradores.

1. O acesso à internet – é essencial ter em atenção se estamos conectados a uma rede fidedigna, sendo necessário um maior cuidado com os pontos de acesso públicos à internet;

2. Distinguir um site fidedigno de um falso – O ideal será sempre optar por lojas online de reconhecida idoneidade. É fundamental ter em atenção às variações nos nomes do endereço do site, uma medida muito utilizada para ataques cibernéticos;

3. Pesquise sempre antes de comprar – Procure sempre pelos dados do vendedor, como a morada, a designação social e um telefone fixo. No caso da compra não correr como esperado, sem estes elementos não conseguirá no futuro identificar o proprietário do negócio e salvaguardar os seus direitos enquanto consumidor. vendedores particulares, por isso, opte sempre por comprar a empresas devidamente registadas.

4. Leia sempre com atenção os termos e condições de venda – Antes de avançarmos para o carrinho de compras, é essencial estar atentos às políticas de devolução praticadas pela Loja Online de forma a evitar surpresas quer com o processo logístico quer com a restituição dos valores pagos;

5. O mais importante: o pagamento – Utilizar um método de pagamento seguro, rápido e de fácil identificação é essencial para reduzir o risco de tornar a compra num pesadelo. O pagamento por Referência Multibanco não obriga ao fornecimento de dados pessoais, o que irá dificultar a resolução de problemas em caso de burla;

6. O dia de receber a sua encomenda – Ao receber a sua encomenda certifique-se sempre que a embalagem não foi violada ou se verificar que está danificada, tem duas opções: rejeitar a encomenda e declarar na guia de transporte ao estafeta que “Não recebi a encomenda porque a embalagem está danificada”. Tire uma fotografia, onde seja possível visualizar o código da encomenda e contacte de imediato a loja onde efectuou a sua compra. Em alternativa, pode receber a encomenda fazendo a mesma ressalva na guia que o estafeta lhe pede para assinar. Fotografe a embalagem antes de abrir e o conteúdo em vários ângulos;

7. Partilhe a sua experiência com outros consumidores – as avaliações de satisfação são um importante mecanismo, para as marcas melhorarem os seus processos de venda e atendimento ao cliente.

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