e-Commerce chega aos 98 mil milhões no Sul da Europa. Com quanto contribui Portugal?

O mercado do Sul da Europa é o segundo maior da União Europeia (UE) no que a comércio electrónico B2C diz respeito, tendo registado receitas no valor de 98 mil milhões de euros em 2019. No total, esta região respondeu por 15% da receita total do e-Commerce europeu, de acordo com o “Europe 2020: E-commerce Region Report”.

Citado pela revista CEOWorld, o relatório mostra que a receita no Sul da Europa saltou 22,49% face a 2018. Ainda assim, é menos do que um quarto dos 444 mil milhões de euros registados na Europa Ocidental, o mercado mais desenvolvido em termos de compras online na UE: 83% das pessoas compra online, fazendo que a região represente 70% do total e-Commerce na UE.

Embora a Europa Ocidental seja a região mais desenvolvida em termos de comércio electrónico, o maior crescimento no sector encontra-se a Este. Na Roménia e na Bulgária, por exemplo, as compras online cresceram na ordem dos 30%, no último ano – o maior salto na Europa, ainda que a percentagem de pessoas que efectivamente compra online seja reduzida.

A vizinha Espanha também apresenta uma subida de 29%. Por outro lado, os países que menos cresceram foram a Bélgica (7%), Irlanda (7%), Áustria (4%) e Islândia (3%).

Quanto ao mercado que lidera em termos de relação entre o e-Commerce e o PIB, o Sul da Europa volta a destacar-se: 7,69% do PIB corresponde a comércio electrónico. Composto por países como Portugal, Espanha, Grécia, Chipre, Itália e Malta, este mercado conquistou também o segundo maior crescimento das receitas em 2019, logo depois da Europa de Leste (+22,49%).

Portugal contribuiu com 5,6 mil milhões de euros. Segundo o relatório, foi este o valor gasto em compras online pelos internautas portugueses, no ano passado.

Até ao final de 2020, o valor total do comércio electrónico na Europa deverá chegar aos 717 mil milhões de euros, mais 12,7% do que em 2019. Contudo, trata-se de um aumento abaixo dos 14,2% alcançados no ano passado.

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