Dreamia: A arte de viver o cinema em casa

A Dreamia detém, actualmente, seis canais temáticos, com uma forte projecção em Portugal e também em mercados africanos de expressão portuguesa. De acordo com Susanna Hermida Barbato, administradora da empresa, tanto o mercado local como o africano continuam a ser extremamente relevantes, mas ambos representam desafios diferentes para a produtora. «Portugal é um mercado extremamente maduro, com um consumidor que é exigente porque tem muitas opções para ver conteúdo. Em contrapartida, no mercado africano ainda existe espaço de crescimento devido aos OTT terem menor presença», defende a mesma responsável.

Para fazer face a estes desafios, Susanna Hermida Barbato adianta que os canais da Dreamia continuam a apostar na qualidade e nos conteúdos mais relevantes, adaptados localmente a cada segmento.

Entre os canais disponibilizados pela produtora audiovisual estão o Canal Panda, o Panda Kids, o BIGGS, o Canal Hollywood, o Casa e Cozinha e o Blast, sendo o Hollywood o canal de cinema mais visto pelos portugueses. Não obstante, o BIGGS e o Blast, ou até mesmo o Canal Panda, também apostam em cinema e séries, para diferentes públicos e targets. «Todos os canais de séries apresentam neste momento uma oferta de cinema. O BIGGS fez um reposicionamento no seu target e aposta num género de séries conhecidas, sendo muito direccionado para o público entre os 12 e os 18 anos; já o Hollywood procura oferecer cinema em casa para toda a família; o Blast, por seu lado, é um canal exclusivo da ZAP, que vai ao encontro de um target diferente do Canal Hollywood, com uma programação de filmes dobrada 100% em português do Brasil e adaptada à sua audiência», explica a administradora da Dreamia.

LIDERANÇA DO CANAL HOLLYWOOD

Apontando o foco para os conteúdos da sétima arte, no último ano, as salas de cinema nacionais tiveram uma grande recuperação, e o que poderia ser um desafio, acabou por ser uma oportunidade para o cinema em casa também. «Em 2023, o cinema cresceu 32% e Portugal está na liderança de países a recuperar a sua receita bruta, quando comparado com 2019. Consideramos que esse crescimento e a procura do público em ver cinema são benéficos para toda a indústria. Quem vê filmes em cinema, gosta de cinema fora e dentro de casa», avança a responsável.

Esse facto torna-se ainda mais realista quando o Canal Hollywood é assumido como a referência de cinema em casa, há mais de 20 anos. Para Susanna Hermida Barbato, «a liderança vem de um trabalho integrado que começa numa boa selecção de filmes, que vá ao encontro dos gostos do nosso público, após uma análise exaustiva de audiências, sempre integrado com uma boa estratégia de comunicação e marketing», acrescentando, ainda, que «a marca Canal Hollywood é o verdadeiro sinónimo de cinema».

Para um público fiel e amante de cinema, o Canal Hollywood exibe cerca de 300 filmes por mês, uma selecção que tem resultado do grande conhecimento que já têm sobre a sua audiência, pelos números do box office, as tendências, experiências e oportunidades. «Procuramos sempre trazer o melhor do cinema a nível de box office e ter uma boa diversificação de programação para todas as audiências», confirma a administradora.

Tendo em conta o aumento de espectadores da plataformas de streaming, poderá este ser um desafio para os canais de televisão que disponibilizam filmes e séries? Susanna Hermida Barbato considera que não, adiantando que há muitos anos que convivem com mudanças de hábitos, além de que são «consumos diferentes e que, de certa forma, se complementam. O mais importante é estarmos preparados para oferecer uma proposta de valor apelativa e forte sem sair de casa», adianta.

Os desafios que a produtora enfrenta estão principalmente relacionados com a necessidade de manter a marca forte e apelativa para os segmentos mais jovens, continuando a estar na liga de frente para os blockbusters mais apelativos e oferecendo uma programação única e diferenciada. Por outro lado, também a utilização das redes sociais constitui um desafio, pois, apesar de trazerem diversas oportunidades para a divulgação de conteúdos e de estarem muito próximas do consumidor, é necessário a marca saber “navegar” na quantidade de ruído presente nas mesmas para conseguir ser relevante.

NEM SÓ DE CINEMA SE FAZ A CASA

Além da qualidade e diversidade dos conteúdos, o sucesso do cinema em casa depende igualmente das condições técnicas, e, nesse sentido, cada vez mais a tecnologia para ver cinema em casa tem vindo a proporcionar uma experiência de cinema próxima à do grande ecrã, quer em qualidade, quer em som, e isso «tem, sem dúvida, um impacto muito positivo na experiência de visualização e nas propostas de valor dos nossos canais».

Adicionalmente, hoje existe uma experiência mais completa, que oferece maior comodidade na maneira como se pode assistir a um filme, através da portabilidade de tablets e smartphones. Além do mais, e segundo Susanna Hermida Barbato, «com a funcionalidade das gravações avançadas, disponível em todas as operadoras, conseguimos facilmente escolher a melhor hora, o melhor sítio ou o melhor conteúdo para ver».

A transformação digital é igualmente outra das áreas com maior evolução na aposta e estratégia da Dreamia, tendo a produtora lançado, nos últimos anos, a app OTT, Panda+, o e-Commerce do canal (Loja Canal Panda), o Vídeo-Podcast “Tal Pai, Tal Panda” (com mais de 2,6 M visualizações no YouTube) e diversas apps de entretenimento. O Panda Plus, apresentado como a única plataforma de streaming dirigida exclusivamente para crianças, já registou mais de 500K downloads desde o seu lançamento (em 2021) e disponibiliza uma oferta de conteúdos únicos, educativos e totalmente seguros para as crianças.

Destaque, ainda, para a ferramenta de Inteligência Artificial do Canal Hollywood, lançada em 2023, que permite aos espectadores criarem o seu próprio poster de cinema personalizado com ajuda de IA, uma possibilidade que pretendem continuar a melhorar com novas funcionalidades já este ano.

OLHOS POSTOS NO FUTURO

A estratégia de comunicação da Dreamia é baseada na definição de um posicionamento claro e distintivo para os seus canais e marcas, com uma proposta de valor facilmente perceptível para o target e para os operadores. «Tudo isto sempre apoiado numa grande notoriedade, na procura de ser o top of mind das categorias onde estamos presentes, combinando campanhas de Legacy com acções inovadoras e um investimento cada vez com mais foco no nosso ecossistema digital», esclarece a administradora da Dreamia.

Adaptarem-se às tendências do momento, e saberem redefinir caminhos conforme os contextos onde se encontram, faz com que os canais líderes continuem a ser referências nas suas categorias. Como identifica Susanna Hermida Barbato, é o caso do Canal Panda, que é top of mind da Categoria Infantil (61% Top of Mind Adultos com Crianças, vs 4% da 2.ª posição. Fonte: 2023 Brands Tracking. Toluna Market Research) e o Canal Hollywood, com mais de 27 anos de liderança destacada no segmento de Cinema.

«Temos conseguido também complementar a nossa oferta com canais destinados a cobrir categorias mais específicas, com o BIGGS (único canal destinado especificamente para os teens e young adults), o Casa e Cozinha (canal de lifestyle de referência na produção de conteúdos nacionais) e o Blast (canal de cinema de acção destinado exclusivamente aos PALOP), para além de termos consolidado a nossa posição com a melhor oferta infantil, destinada a cobrir todas as idades e formas de consumo específicas das crianças, com uma oferta 100% dedicada a este target, segura, divertida e educativa – com o Canal Panda, o Panda KIDS e o Panda Plus», complementa. Além disso, consolidaram, juntamente com a Universal Music, o canal de YouTube do Panda e os Caricas como «o maior canal infantil nacional, com mais de 14 mil milhões de visitas mensais e mais de três milhões de subscritores».

Ainda para este ano, o objectivo da Dreamia mantém-se: oferecer os melhores canais de conteúdos para o público local. Além disso, a produtora pretende ser ágil e está atenta às tendências e oportunidades de consumo de conteúdos, para continuar a inovar e a surpreender o seu público e parceiros. «O nosso compromisso é trabalhar diariamente para ser a referência do cinema na televisão portuguesa, disponibilizando uma oferta variada de filmes que apelem a todos. Inovar faz parte de quem somos para nos mantermos relevantes, quer como marca, quer como proposta de valor, procurando sempre captar audiências e novos segmentos», conclui Susanna Hermida Barbato.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Cinema e Cinema em casa”, publicado na edição de Março (n.º 332) da Marketeer.

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