Dove quer mudar a forma como se fala de atletas femininas

Se uma atleta é loira ou morena, isso não deve importar nem ser fonte de notícias. Quem o diz é a Dove que, na sua mais recente campanha, faz um apelo aos meios de comunicação social: “Queridos media, quando se focam no aspecto de uma atleta, não a vêem de todo.”

A embaixadora da campanha é a ex-ginasta e atleta olímpica Shawn Johnson que, durante o seu tempo em competição, ouviu e leu comentários que nada tinham que ver com o seu desempenho desportivo. A antiga atleta norte-americana quer ser a voz das próximas gerações, segundo o Mashable.

Partindo do mote “#MyBeautyMySay”, a campanha da Dove pretende mudar a forma como se fala das atletas femininas, apenas uma semana antes de os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro arrancarem. No vídeo da campanha, bem como nos cartazes que a marca está a espalhar por algumas cidades dos EUA, constam excertos reais de meios de comunicação que a Dove considera sexistas. No fundo, estão atletas desfocadas, já que a ideia é mostrar que quando o foco é a imagem, a atleta torna-se quase invisível.

Artigos relacionados