Dove aponta aos distúrbios alimentares em nova campanha sobre o impacto da beleza tóxica
A estratégia de comunicação da Dove que tem como missão demonstrar a abrangência da beleza promete entrar numa nova fase, mais psicológica, com uma campanha direccionada a mulheres que estão a recuperar de distúrbios alimentares. O objectivo é encorajá-las a falar das suas experiências com doenças como a anorexia ou a bulimia.
Este novo aspecto da aposta publicitária interliga-se com os esforços da marca da Unilever em dar foco à baixa auto-estima como forma de os consumidores estabelecerem uma conexão emocional com a Dove. Uma parte relevante da campanha é o “fundo de auto-estima”, que providencia informação para ser usada em escolas, ajudando a educar jovens para uma imagem positiva dos seus corpos.
Esta aposta chega depois de trabalhos como “#DetoxYourFeed”, que mostra como os padrões de beleza podem ser manipulados pela tecnologia, “#TurnYourBack”, que incentiva a dizer não aos filtros das redes sociais que alteram as feições, de um outdoor feito com 50 mil seringas, equivalente ao número de procedimentos cosméticos com injectáveis feitos em adolescentes ou da parceria com o LinkedIn para criar espaços de trabalho mais inclusivos e igualitários para mulheres negras.