Dona do TikTok prepara rival do Clubhouse só para a China
A ByteDance está a desenvolver uma aplicação móvel semelhante ao Clubhouse para disponibilizar junto dos utilizadores chineses. Fontes citadas pela agência Reuters indicam que a dona do TikTok está interessada num formato assente exclusivamente em conversas de áudio e que seja capaz de rivalizar com a rede social norte-americana que ganhou popularidade no último mês.
Banido na China no início de Fevereiro, o Clubhouse tem inspirado desde então um conjunto de aplicações similares de forma a preencher o vazio deixado pela plataforma no país. Segundo a mesma agência noticiosa, o bloqueio estará relacionado com conversas tidas na rede social sobre tópicos sensíveis para o governo chinês, como a independência de Hong Kong.
No caso da ByteDance, a novidade ainda está numa fase inicial, mas soluções como a Mi Talk da Xiaomi já estão a funcionar. Lançada na semana passada, esta app funciona apenas por convite e aponta ao mercado profissional.
Também o Facebook estará já a preparar a sua própria versão do Clubhouse. Fontes citadas pelo The New York Times indicavam, no mês passado, que executivos do Facebook pediram aos colaboradores para criarem um produto semelhante.