Dona do ChatGPT lança oficialmente Sora, a invenção que transforma texto em vídeos realistas

É oficial. A Sora, a mais recente invenção da OpenAI, dona do ChatGPT, já está disponível ao público. O lançamento foi anunciado esta segunda-feira por Marques Brownlee, também conhecido como MKBHD, ao revelar a sua experiência durante a fase de testes da plataforma.

Trata-se de uma plataforma que consegue criar vídeo através de texto, sendo capaz de criar imagens realistas e imaginativas a partir de instruções de texto. Este modelo permite assim aos utilizadores criar vídeos fotorrealistas com duração de até um minuto baseados em prompts (comandos) escritos.

O lançamento integra uma série de lançamentos de produtos “ship-mas” de 12 dias, tendo estado disponível na segunda-feira no Sora.com para assinantes do ChatGPT nos EUA e “na maioria dos outros países” (em Portugal ainda não está disponível). Foi ainda lançado o Sora Turbo, um modelo atualizado que adiciona recursos como criação de vídeo a partir de texto, animação de imagens e remixagem de vídeos.

De acordo com a OpenAI, o Sora tem capacidade para produzir cenas complexas com múltiplas personagens, tipos específicos de movimento e detalhes precisos do indivíduo e do cenário. A plataforma também consegue entender como os objectos existem no mundo físico, interpretar adereços e gerar “personagens convincentes que expressam emoções vibrantes”. O Sora consegue ainda produzir um vídeo a partir de uma imagem fixa, assim como completar frames que estejam em falta num vídeo que já exista ou até alargá-lo.

Com uma assinatura do ChatGPT Plus, a OpenAI diz que você pode gerar até 50 vídeos prioritários (1.000 créditos) em resoluções de até 720p com durações de 5 segundos. A assinatura do ChatGPT Pro de 200 dólares por mês foi lançada na semana passada, mas vem com “criações ilimitadas” e até 500 vídeos prioritários, aumentando a resolução para 1080p e a duração para 20 segundos.

O plano mais caro também permite que os assinantes baixem vídeos sem marca d’água e realizem até cinco criações simultaneamente.

Artigos relacionados