Dona do Ballantine´s e da Macieira celebra primeira vitória no topo do mercado português

A Pernod Ricard, dona dos whiskys Ballantine´s, Jameson ou da aguardente Macieira, alcançou a liderança do mercado português de bebidas espirituosas, ultrapassando a rival Diageo pela primeira vez desde a sua entrada em Portugal na década de 1990. Com uma quota de mercado de 15,4%, a empresa francesa conseguiu esta posição de destaque num mercado avaliado em 326 milhões de euros, segundo dados da consultora Nielsen.

Bruno Calvão, diretor-geral da Pernod Ricard Portugal, atribui este feito a uma “estratégia bem definida” e à expansão do portefólio de marcas, o que permitiu à empresa crescer contra a tendência do setor.

O último ano fiscal da Pernod Ricard, entre julho de 2023 e junho de 2024, foi marcado por um recorde de vendas, apesar do impacto do aumento de 10% do Imposto sobre Bebidas Alcoólicas (IABA) desde janeiro.

A multinacional francesa, que em Portugal tem mais de 50 milhões de euros em faturação e emprega cerca de 50 trabalhadores, continua focada em fortalecer a sua posição no mercado. Para o ano fiscal atual, iniciado em julho, o diretor-geral mantém-se otimista quanto à possibilidade de continuar a conquistar consumidores, destacando a importância das marcas Jameson e Macieira no sucesso da empresa.

Artigos relacionados